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APLICATIVOS MÓVEIS: ESTRATÉGIAS MATADORAS PARA IMPULSIONAR SUAS VENDAS

Para estar à frente dos concorrentes na busca das melhores oportunidades, é preciso ficar de olho nas tendências do mercado. O aumento do uso de smartphones não só revolucionou a maneira de fazer negócios, como também mudou o perfil do consumidor, que tem se rendido a comprar pelo celular. Pesquisa da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, mostrou que só no ano passado as vendas por dispositivos móveis cresceram 34% e a previsão é chegar a 40% em 2018.

Diante desse cenário, tecnologias inovadoras surgem para contribuir com uma comunicação eficaz com o público que se quer atingir e, assim, atrair um número maior de clientes. É o caso do mobile marketing (também conhecido como m-marketing), que tem sido um poderoso aliado das empresas em suas estratégias de relacionamento com esse “novo consumidor” — tanto na divulgação de produtos quanto de serviços.

Por que investir em m-marketing?

O mobile marketing destaca-se pela praticidade e capacidade de alcançar os consumidores por meio do serviço de mensagens (SMS), mensagens multimídia (MMS) e até mesmo do contato direto, como fazem muitas operadoras de celular. Dependendo da estratégia definida, é possível realizar uma série de campanhas e promoções baseadas na interatividade com o público-alvo.

Além do tradicional torpedo, aplicativos como WhatsApp e leitores de códigos QR revolucionaram as campanhas publicitárias para as plataformas mobile, sem esquecer que a expansão da internet móvel por meio das redes 3G e 4G também facilitou a conversão dos anúncios em negócios do e-commerce, que invadiu os celulares.

Confira, a seguir, algumas ações utilizando m-marketing que podem impulsionar suas vendas pelo celular.

Construa seu site em versão mobile

Desenvolver o site de sua empresa para versão mobile é o primeiro passo para que as pessoas consigam visualizar as páginas de qualquer dispositivo móvel — celular ou tablet. Para transformá-lo em formato mobile, recomenda-se criar um site responsivo, que se adapte a qualquer formato de tela. Além disso, é importante ter uma boa navegabilidade, o que permitirá ao consumidor encontrar rapidamente seus produtos e serviços. Quando a experiência do usuário é ruim ao acessar um site, a grande probabilidade é que ele não volte a acessar o seu site novamente. Visita perdida, muitas vezes, significa perda definitiva de cliente.

Aposte em SMS

O envio de mensagens de texto para pessoas cadastradas nas listas de contato pode ajudar a manter ou estreitar o relacionamento com seus clientes. Com o SMS, é possível enviar promoções e informações sobre os últimos lançamentos e até mesmo efetuar cobranças. Sua principal vantagem é a taxa elevada de abertura de mensagens, chegando a quase 100%. Vale lembrar que seu uso deve ser feito com moderação. Só envie SMS para usuários previamente cadastrados e que tenham permitido o envio de mensagens por sua empresa. Muito cuidado para que todo o esforço de promoção investido vá por água abaixo.

Crie QR codes para ampliar seu alcance

Esta é uma tecnologia que pode gerar ótimos resultados. Trata-se de um código de barras em 2D, em que o usuário de smartphone utiliza a câmera para fazer a leitura e ser redirecionado para outra página. Com ele, seu negócio pode ampliar o alcance da estratégia de marketing tradicional, direcionando os clientes para qualquer endereço da internet de forma rápida e segura.

Fique por dentro das redes sociais

Sem sombra de dúvidas, o acesso às redes sociais — como Facebook, Twitter e Instagram — cresceu com os dispositivos móveis. O fenômeno da conexão mobile não pode passar despercebido, sobretudo se você quer aumentar a eficiência de sua comunicação. Quer uma dica? Em suas campanhas promocionais, procure incentivar o público a compartilhar os conteúdos em seus próprios perfis.

Com uma boa integração de suas campanhas no Facebook ou Instagram, por exemplo, você pode alcançar um público ainda maior e, com isso, conquistar mais resultados. E não se esqueça de garantir presença em algumas dessas redes. O consumidor está cada vez mais conectado.

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