7ª edição

Estado sofreu diversas crises recentes e lideranças do Sistema CNDL podem ajudar na recuperação

A crise na segurança pública que atingiu recentemente o Espirito Santo mudou a rotina dos empresários do estado. Muitas lojas foram saqueadas, perderam estoques e ainda estão se recuperando dos prejuízos. Mas nada disso foi capaz de abalar a força dos varejistas dos 78 municípios da região.

Muitos deles fazem parte do Sistema CNDL e nos dias 22 e 23 de março participaram de mais uma edição do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceira da CNDL com o SEBRAE. Durante dois dias, adquiriram novos conhecimentos, trocaram inúmeras experiências de sucesso e superação. Os eventos tiveram foco na capacitação de representantes das CDL’s para uma gestão eficiente de suas entidades, com destaque para as estratégias de estruturação das demandas do varejo na agenda governamental e na importância da inovação tecnológica para o segmento de comércio e serviços. “Nosso objetivo com o programa é trilhar bons caminhos para o varejo em todo país. Vamos percorrer 17 estados e temos certeza de que vamos garantir uma grande contribuição para o setor e para micro e pequenos empresários do Brasil”, informou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

“Reunimos aqui mais de 50 líderes de 20 municípios do estado. Com certeza, todos sairão daqui mais preparados para as adversidades que enfrentamos para realizar um bom trabalho nas nossas entidades e nos pequenos negócios”, acrescentou o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Espirito Santo, Geraldo Magela.

 

Secretária executiva da CLD de Pancas, Gerly Sardela compartilhou sua experiência de trabalho no Sistema há mais de cinco anos. Ela contou que na sua entidade, os lojistas não economizam esforços para inovar e mobilizar o varejo local. “Já realizamos diversas campanhas, seja para agradecer ao comércio pelos investimentos na CDL até campanha de parceria com a polícia da cidade e eventos para a população: tudo para a valorização do comércio”. A cidade de Pancas possui cerca de 21 mil habitantes.

“Muitas vezes não temos oportunidades de conhecer novidades do mercado. Eeventos como este nos dão novas ideias e abrem a mente para ações que podemos aplicar no nosso dia a dia, independente do tamanho da entidade”, disse Gerly, que depois do seminário pretende expandir a área de comunicação na Câmara de sua cidade.

Ferramentas tecnológicas

O segundo dia de evento foi focado na disseminação do Inova Varejo, iniciativa da CDL Jovem que oferece ferramentas tecnológicas em beneficio do o setor de comércio e serviços. “As mais de 50 ferramentas apresentadas aqui podem ser aplicadas a negócios de todos os portes. Todas elas proporcionam grandes melhorias para nossos negócios”, ressaltou o presidente da CDL de Vitória, Adriano Gomes Ohnesorge.

 

Parceria viaja pelo Brasil – Em março, o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo realizou eventos em Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e Vitória. Lançado em outubro do ano passado, o programa foi desenvolvido com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de Políticas Públicas e do fortalecimento das lideranças do setor. Os encontros, promovidos pela CNDL e pelo SEBRAE têm tido público acima da expectativa.

 

O projeto prevê a realização de quatro tipos de eventos:

Todos os eventos vão contar com a participação de lideranças empresariais, dirigentes do Sistema CNDL e representantes do poder público. Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do Sebrae.

 

Agenda

Acompanhe e participe dos eventos do PNDV em seu estado.

  • 05/04 – Recife (PE)
  • 11/04 – Belo Horizonte (BH)
  • 12/04 – São Paulo (SP)
  • 03/05 – Rio de Janeiro (RJ)
  • 23/05 – Belo Horizonte (MG)
  • 26/05 – Caldas Novas (GO)

Procure a Federação ou a CDL da cidade para mais informações.

shares