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10 de setembro de 2018
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10 de setembro de 2018

Governo formaliza Fórum de Competitividade do Varejo

Por Amanda Wall

  

Grupo conduzido pelo MDIC aproxima poder público e iniciativa privada em busca de inovações para o ambiente de negócios no país

 

set_DesenvolvendoVarejo_O ministro Marcos Jorge e o secretário Douglas Finardi assinam a portaria que formaliza o FCV

O mês de agosto terminou com uma vitória para o setor varejista no âmbito do Poder Executivo. O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) formalizou o Fórum de Competitividade do Varejo (FCV), grupo de discussão formado por representantes da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do MDIC e do setor varejista. A efetivação torna as reuniões periódicas e estabelece o caráter consultivo do FCV, cuja função é propor ações para melhorar o ambiente de negócios, a competitividade e a produtividade do setor varejista brasileiro.

set_DesenvolvendoVarejo_Marco Antônio Corradi, superintendente da CNDL, falou das demandas do varejo

Na cerimônia de assinatura da portaria que institui o fórum, o ministro da pasta, Marcos Jorge, e o secretário de Comércio e Serviços, Douglas Finardi, ouviram os representantes das entidades que compõem o grupo, entre as quais está a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). “O FCV é um canal fundamental de diálogo entre os entes do setor de comércio e serviços e o Poder Executivo. A formalização dessa via de trabalhos permitirá que as demandas do Sistema CNDL sejam encaminhadas de forma mais efetiva, para termos, de fato, iniciativas de fomento ao crescimento da economia brasileira”, afirmou o superintendente da CNDL, Marco Antônio Corradi.

De acordo com o ministro Marcos Jorge, a instituição formal do FCV garantirá a continuidade de debates e ações que já ocorrem desde 2015. O ministro lembrou que, somente no primeiro semestre deste ano, o setor de comércio e serviços foi responsável por 73,4% do valor adicionado ao Produto Interno Bruto (PIB) do país. “O setor terciário está no centro do debate sobre produtividade e competitividade, em virtude de sua importância para o setor empresarial e o encadeamento produtivo brasileiro”, disse o ministro, ao citar dados do Ministério do Trabalho que apontam o setor como responsável por 67,8% das carteiras assinadas hoje no país.

O setor une-se – O FCV é coordenado pela SCS e atua para promover o diálogo e a articulação entre os setores público e varejista. Para Finardi, sua formalização é “um passo importante para que os varejistas avancem de forma consistente e o setor se torne cada vez mais produtivo e competitivo”.

Além da colaboração de parceiros eventuais, como o Banco Central, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os Ministérios da Fazenda, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, 20 entidades fazem parte do grupo. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) também integram as reuniões do FCV, mas sem direito a voto.

Temas relevantes para o setor, como meios de pagamento, modernização da legislação trabalhista e desafios trazidos pelo comércio eletrônico, são discutidos nas reuniões. “O Sistema CNDL representa mais de duas mil entidades em todo o país, o que significa mais de um milhão de pontos de venda. O FCV é essencial para apoiar o desenvolvimento desses micro e pequenos empreendedores, fomentar a criação de novos negócios e movimentar a economia”, acredita Corradi.

Próximos passos – A partir de agora, a Secretaria Executiva do MDIC irá compilar as demandas prioritárias de cada entidade que integra o FCV para chegar aos pontos convergentes do setor. Serão realizadas entrevistas pessoais e virtuais com as entidades para identificar uma agenda temática para o período de 2019 a 2022.

 

Quem faz parte do FCV

Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad)

Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil)

Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac)

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)

Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)

Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop)

Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro)

Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)

Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)

Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco)

Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-Net)

Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave)

Instituto Foodservice Brasil (IFB)

Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV)

Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)

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