10 de dezembro de 2019
De olho no futuro
Varejo SA por Varejo SA

Com a HSM Expo e a WTW 19, empresários e executivos entraram em contato com a pluralidade e as perspectivas do amanhã

Dois eventos em São Paulo mobilizaram empresários, executivos, pesquisadores e curiosos de todo o país: a HSM Expo, maior evento de gestão da América Latina, e a Welcome Tomorrow (WTW), um ecossistema que ajuda empresas e profissionais a repensar o valor do tempo e do espaço debatendo a questão da mobilidade. Ambos, cada um à sua maneira, lançaram um olhar para o futuro e trataram das transformações pelas quais o mundo vai passar nos próximos anos.

A HSM Expo chegou à sua 19ª edição tendo como tema principal a ousadia para a mudança das mais diversas realidades. Assim, foram expostos os principais cases, técnicas e conceitos que permeiam o universo corporativo e continuarão a transformar de forma exponencial a realidade que nos cerca.

Para isso, a organização caprichou para montar uma seleção de palestrantes de peso. O mais esperado era, sem dúvida, Yuval Noah Harari, professor israelense de história, conhecido no mundo todo pelo bestseller Sapiens: uma breve história da humanidade e Homo deus: uma breve história do amanhã. Lançado em 2014, o livro manteve-se na lista de bestsellers do Sunday Times por mais de seis meses e foi um dos dez livros mais vendidos da lista do The New York Times. Em sua palestra, Harari compartilhou com o público seu conhecimento sobre os principais desafios que a humanidade enfrenta no século XXI.

Também disse que não se mostra muito otimista com os rumos que os avanços tecnológicos e científicos estão tomando. “A inteligência artificial pode trazer a disrupção da vida humana em diferentes formas, como, por exemplo, criar pessoas inúteis”, afirmou.

Outras presenças de destaque foram Steven Kotler, um dos mais importantes especialistas da atualidade em expansão da consciência e máximo desempenho humano; Fareed Zakaria, escritor e jornalista especializado em políticas internacionais; e Eric Ries, empreendedor e criador do Lean Startup.

Jill Ader, presidente da Egon Zehnder e primeira líder feminina a trabalhar com consultoria de liderança e pesquisa de executivos de nível internacional, levou uma visão desafiadora para o público: “É necessário se reinventar continuamente e estar atento a como fazer isso. Essa é a nossa forma de aumentar a capacidade como líderes e como seres humanos”.

Para Reynaldo Gama, CEO da HSM, o evento cumpriu o seu papel. “Nosso maior objetivo foi colocar os executivos do Brasil em contato com a pluralidade de perspectivas que existe no mundo dos negócios e incentivar a troca de experiências com quem está revolucionando o segmento. Acho que chegamos lá”, avaliou.

WTW

A WTW aconteceu entre os dias 6 e 10 de novembro e reuniu nada menos que 250 palestrantes globais, que se apresentaram em oito palcos simultâneos. O evento foi dividido em seis villages temáticas, com cases que mostravam o impacto da mobilidade no futuro das cidades e das pessoas.

“O maior ativo que podemos oferecer, tanto para os nossos clientes quanto para a sociedade, é o tempo. A mobilidade é um aspecto fundamental para qualquer negócio e trabalhamos para simplificar e flexibilizar a movimentação de pessoas e cargas, onde quer que estejam”, disse Jean-Urbain Hubau (Jurb), diretor geral da Divisão de Frota da Edenred Brasil.

A Mercedes-Benz foi a única fabricante de caminhões e ônibus comerciais a participar da WTW e enfatizou tecnologias inéditas, apps e o Actros, primeiro caminhão digital do mercado brasileiro. Entre as inovações do veículo que chegará às estradas em 2020, destaca-se o MirrorCam, sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais e faz dele o primeiro caminhão sem retrovisor externo do Brasil. Além disso, o modelo será pioneiro em lançar no país o ABA 5 de série, único sistema que identifica pedestres e freia sozinho.

Pic By Fernando Pires / www.flpires.com.br

Highlights de um novo mundo

Yuval Noah Harari

– “A inteligência artificial pode trazer a disrupção da vida humana em diferentes formas, como, por exemplo, criar pessoas inúteis, não do ponto de vista da família e dos amigos, mas do ponto de vista econômico e político.”

– “Dizer que há contradição entre nacionalismo e globalismo é um erro. No século XXI, a única forma de garantir a segurança é cooperar com estrangeiros. Contudo, não devemos subestimar a estupidez humana.”

– “A habilidade mais importante para o mercado de trabalho no futuro será ensinar como aprender e como continuar mudando ao longo da vida.”

Jill Ader

– “Se não questionarmos o que está nos limitando, vamos ficar estagnados. Temos que reinventar a nós mesmos.”

– “De todas as competências que analisamos, a curiosidade ultrapassa todas elas. É a linha de ouro que passa por todas as competências. Trabalhe na sua curiosidade e veja o que acontece.”

Steven Kotler

– “Reduzir, desativar áreas é o que verdadeiramente colabora para a atenção completa.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *