16 de março de 2018
De olho nas inovações da Campus Party
Varejo SA por Varejo SA

CDL Jovem marcou presença na maior experiência tecnológica do mundo

Por Joana Marins

marc_Inova_Campus2

Com passagens reservadas para a Bahia, Rio Grande do Norte, Paraná e Minas Gerais, a Campus Party começou 2018 marcando presença em sua casa original no Brasil: São Paulo. A maior experiência tecnológica do mundo contou com a participação de mais de 12 mil campuseiros e 900 horas de conteúdos, embalados por nada menos do que 40 GB de internet de alta velocidade, tudo para discutir as tendências tecnológicas que devem mudar nossa vida em curto e médio prazo. A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) estava lá, de olho no que a tecnologia reserva de melhor para o varejo.

“É um ambiente muito rico para trocas de experiências e extremamente saudável para o empreendedorismo. Vimos muitas start-ups inspiradoras para o varejo, focadas no desenvolvimento de soluções. O mais interessante é fomentar a cultura do empreendedorismo”, conta Lucas Pitta, presidente da coordenação nacional da CDL Jovem, que participou do evento.

Com mais de 870 palestrantes, a Campus Party abordou inúmeras tendências importantes na área tecnológica. A diversidade é o ponto alto do evento, que conta com inovações de ponta, tanto na área de desenvolvimento de software, robótica e aplicativos quanto em novidades para a área de educação.

“Quem pensa que a Campus é apenas para o lazer de jovens, precisa conhecer um pouco mais sobre a feira. Muitos dos visitantes estão lá para absorver conhecimento, há muita gente boa. Sinto-me no dever de conectar a entidade de que sou oriundo a essa experiência e tenho muito orgulho desse evento”, afirma Tiago Jarjour, ex-presidente da CDL Jovem no Distrito Federal e atual embaixador da Campus Party no Brasil.

Desafios

Muitas empresas mandam olheiros para o evento. Os caça-talentos percebem quem são aqueles que resolvem mais rápido e melhor seus desafios e, muitas vezes, os convidam a fazer parte do seu time de especialistas. Além das melhores cabeças, a Campus revela grandes ideias que podem mudar o futuro de regiões inteiras, como conta a presidente da CDL Jovem de Natal, Maria Luisa Fontes: “No Nordeste, faltam planejamento e água, o que deixa o agronegócio um tanto restrito. Uma das propostas mais bacanas que eu vi era a construção de uma estufa feita de material reciclável, que permitia cultivar hortaliças com menos 80% de água. A proposta ainda trazia a diminuição na quantidade de agrotóxicos”.

A próxima Campus Party do Brasil será em Natal e promete trazer ainda mais inovações. O pessoal da CDL Jovem já se organiza para participar. “Com certeza, estaremos por lá buscando tendências para o varejo. Também vamos contribuir com o estande do Sebrae e daremos palestras. Nosso papel é fazer a conexão com o mercado, diminuindo as distâncias e buscando aplicabilidade para as boas ideias”, afirma Maria Luisa.

 

Campus Party de São Paulo em números

  • 12 mil campuseiros.
  • 900 horas de conteúdo.
  • 40 GB de alta de velocidade.
  • 24 de eventos seguidos.
  • 870 palestrantes.

Curiosidades da Campus Party no mundo

  • A Campus Party nasceu na Espanha, em 1997.
  • No Brasil, a primeira edição foi em 2008.
  • É a maior feira de experiência tecnológica do mundo.
  • Já aconteceu em 20 países e teve 74 edições.
  • Neste ano, terá edições na Itália, Singapura e Estados Unidos, além de mais versões brasileiras, no Rio Grande do Norte, Bahia, Brasília, Paraná e Minas Gerais.
  • O Brasil foi o primeiro país do mundo a contar com mais de uma edição da Campus Party no mesmo ano.

Fique de olho:

Próximas Campus Party neste ano no Brasil:

  • Natal (1ª edição) = 11/04 a 15/04
  • Bahia (2ª edição) = 16/05 a 20/05
  • Brasília (2ª edição) = 30/05 a 03/06
  • Minas Gerais (3ª edição) = 05/09 a 09/09

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *