6 de junho de 2018
Congresso em Madri destaca a inovação como vital para o futuro do varejo mundial
Varejo SA por Varejo SA

jun_inova_elcorteingles_pag31

De 14 a 16 de maio, a capital espanhola foi palco do World Retail Congress (WRC), evento que reúne líderes da indústria do varejo global, especialistas de mercado, executivos de grandes empresas e autores de iniciativas disruptivas e inovadoras. Ao longo de três dias, 170 palestras foram realizadas, com foco no tema “Inovar para vencer”.

Realizado desde 2007, o congresso teve apoio institucional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). As discussões refletiram a necessidade urgente de inovar em todas as áreas do negócio para conquistar consumidores e entregar uma experiência singular.

De acordo com Ian McGarrigle, CEO do WRC, o evento conseguiu abordar questões que envolvem as decisões das lideranças do varejo global e encorajar um debate que aponte caminhos e ideias consistentes para serem aplicadas nos negócios. A troca de experiências, disseminação de boas ideias e networking do evento podem resultar em bons insights e reflexos na realidade dos países participantes.

No contexto geral, as formas de criação e captura de valor mudaram sensivelmente na evolução do varejo. O futuro promete mais mudanças e em ritmo mais acelerado. A evolução do varejo envolve uma combinação de tecnologias com novos modelos de negócio que modificarão sensivelmente o futuro do trabalho.

 

Espanha

A solenidade de abertura do WRC contou com a presença do primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, que demonstrou seu apoio integral ao poder do varejo como gerador de empregos e oportunidades. Rajoy destacou que o país está agora no quinto ano consecutivo de crescimento. A escolha da capital espanhola como sede do evento reflete a força de um mercado varejista que movimentou mais de 46 bilhões de euros em 2017.

Para 2018, o crescimento econômico projetado é de 2,5%. “O país está firmemente comprometido com o tema do evento – inovar para ganhar – e o governo quer apoiar empresas que buscam inovar. O varejo representa mais de 12,5% do nosso PIB e dois em cada três pessoas empregadas hoje estão no comércio, particularmente o pequeno comércio”, enfatizou o líder espanhol.

O premier espanhol destacou que o país enfrenta a terceira grande revolução de sua história, a revolução digital. Para ele, a digitalização não é apenas uma questão de competitividade, mas também fator de inclusão, bem-estar e liberdade e, para isso, é necessário oferecer internet de qualidade para todos os espanhóis.

Além de Rajoy, a abertura trouxe Dimas Giménez Alvarez, chairman do El Corte Inglés, que comanda um grupo que fatura 15,5 bilhões de euros, tem mais de 90 mil empregados, recebe mais de 670 milhões de consumidores por ano e tem mais de 11 milhões de clientes portadores do private label.

Uma potência que pratica o modelo de lojas de departamento, antepassado dos grandes marketplaces eletrônicos da atualidade, Alvarez ressaltou que o varejo é a ponta de uma indústria imensa que congrega indústrias, fornecedores e designers. Todos eles estão diante da força monumental da transformação digital. “O varejo significa crescimento, oportunidades e prosperidade”, ressaltou, em breve fala.

Hall da fama

A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, foi incluída no World Retail Hall of Fame, grupo que reúne as mais prestigiadas personalidades do varejo no mundo. Luiza é o terceiro nome brasileiro na lista, depois de Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, e Valentim Diniz, criador da doceria que deu origem ao grupo Pão de Açúcar. O hall da fama foi criado com o WRC, em 2007, inicialmente com cem nomes. Depois, três ou quatro novos integrantes foram acrescentados a cada ano. Estão na lista personalidades como Giorgio Armani e Luciana Benetton, conhecidos no mundo da moda; Jeff Bezos, fundador da Amazon; e Sam Walton, do Walmart.

 

#Assessoria de Comunicação da CNDL, com informações de agências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *