22 de abril de 2019
Comunicação empresarial: a etiqueta no mundo corporativo
Adelmo Freire por Adelmo Freire

A imagem de um profissional no mundo atual está ligada à sua capacidade de saber relacionar-se com os colaboradores, colegas e superiores. Isso certamente faz a diferença. A postura, o olhar, a maneira de falar e escrever definem o seu modo de ser. Para entender melhor, em outras palavras, um cartão de visita, um e-mail, um convite, um presente ou um brinde expressam o modo de ser de quem os oferta e isso se aplica tanto ao profissional quanto à empresa.

É bom lembrar que situações que possam ter caráter pessoal ou informal, como um churrasco na casa do presidente da empresa, festa de fim de ano com colegas de trabalho ou um banho de piscina em um hotel durante um congresso, são, na verdade, essencialmente profissionais e constituem boas oportunidades de conquistar melhores relacionamentos, promoções e avaliações pela atitude e comportamento do  profissional. Portanto, é importante tomar as decisões corretas e bem pensadas.

A conversa de negócios é outro ponto de importância na vida profissional. Tudo que dialogamos exige postura e emite personalidade, por isso precisamos de tranquilidade e firmeza. Para uma tomada de decisão, devemos evitar parcialidade e julgamentos pessoais, neutralidade é o ideal.

A centralização do “eu” ou o egocentrismo merece um cuidado especial. Ao falar de si mesmo ou querer destacar seu desempenho profissional, corre-se o risco de se tornar chato, arrogante ou pretensioso. Uma forma de evitar isso é usar “nós falamos” ou “nós fizemos”, em vez de “eu falei” ou “eu fiz”. Não tente impressionar, em uma reunião de negócios, referindo-se a pessoas importante ou bem-sucedidas como se fossem íntimas ou chamando-as por apelidos ou diminutivos. É bom destacar que tratamento informal é permitido apenas para assuntos pessoais entre colegas e amigos mais próximos.

Como é possível perceber, a comunicação empresarial adquire cada vez mais relevância no mundo dos negócios, principalmente neste momento em que vivemos cada vez mais dominados pela tecnologia, que nos distancia das pessoas. Sabemos que a comunicação ocorre entre diversos públicos: colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade e acionistas. Também ocorre dentro do ambiente familiar e social, em toda a sua extensão. Portanto, é bom lembrar que os negócios se concretizam em eventos (cafés da manhã, almoços, jantares, congressos e coquetéis), por isso não desprezar nenhum momento é o segredo, assim como ter uma boa rede de relacionamento.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *