11 de dezembro de 2018
Companhias de viagens inovam para atrair clientes
Andréia Bastos por Andréia Bastos

Tecnologia e pacotes cada vez mais personalizados ajudam a expandir operações

O fim do ano já chegou e, com ele, boas oportunidades para conhecer destinos dentro e fora do Brasil. De acordo com o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, divulgado no mês de setembro, a intenção de viagem do brasileiro para os próximos meses atingiu o maior percentual do ano (24,3%), um crescimento de 8,0% em relação ao mês de setembro de 2017. Para 80,3% dos futuros viajantes, a ideia é desbravar os destinos nacionais e desfrutar de belos cenários naturais, rica gastronomia e manifestações culturais.

“Hoje, cerca de 60 milhões de brasileiros viajam pelo país, mas há ainda 70 milhões prontos para entrar nesse mercado. O fortalecimento do turismo doméstico, em suas múltiplas formas – negócios, ecológico, esportivo, cultural, religioso –, é um caminho que precisa ser explorado”, afirma o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Para auxiliar no planejamento, muitos recorrem às agências de viagens, que atuam como intermediárias entre clientes e prestadores de serviços turísticos (como companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos e cruzeiros). Com o avanço da internet,as agências têm se mostrado cada vez mais inseridas no e-commerce. De acordo com uma pesquisa da Big Data Corp,encomendada pela Paypal Brasil, dos mais de 21 milhões de sites no Brasil, quase 340 mil são dedicados ao segmento e 19%deles efetuam algum tipo de transação de vendas eletrônicas. Em números, os sites de turismo são representados por hotéis (20%), agências de viagens (12%), vendas de passagens (7%), havendo ainda um grande espaço para blogs(41%) e páginas corporativas (14%).

Experiência tecnológica

Já imaginou comprar um pacote turístico no qual estão incluídos diferentes destinos por um ótimo preço? Agora, a agência Almundo proporciona essa experiência de compra para os brasileiros.  A companhia de tecnologia para viagens e agência omnichannel com operações em expansão na América Latina oferece, por meio de uma plataforma móvel e digital, pesquisas, reservas, gerenciamento e economia colaborativa em serviços de viagens.

Com o intuito de facilitar a vida dos brasileiros, a empresa criou o conceito de “shipar” destinos, no qual o viajante pode escolher variadas combinações de locais para viajar em “combos”tanto nacionais quanto internacionais. Os descontos combinam voos para dois ou mais destinos em viagens pelo Brasil e outros países das Américas, da Europa, da África e da Ásia.

Segundo o country manager no Brasil, Luciano Barreto, a iniciativa surgiu por conta de um estudo recente, em que foi possível constatar que os jovens com idades entre 21 e 28 anos, conhecidos como millennials, têm interesse em conhecer mais de um destino na mesma viagem. A pesquisa apontou que cerca de 73% dos viajantes nessa faixa etária costumam visitar três locais diferentes em viagens maiores do que dez dias.

Por isso, a empresa investiu em tecnologias que facilitassem a identificação das melhores combinações de destinos. “O algoritmo faz uma varredura e compara como seriam essas viagens se o cliente estivesse optando por fazê-las separadamente,o que nos ajuda a escolher os melhores preços combinados e atrair os clientes que têm esse perfil”, explica Barreto.

O empresário ressalta, ainda, que o objetivo é maximizar a experiência dos usuários, que estão cada vez mais exigentes, além de criar uma oferta personalizada para a conveniência financeira de cada um. Segundo ele, o crescimento do interesse por parte dos viajantes em visitar mais de um destino na mesma viagem é eminente e, por isso, a agência oferece diversas opções de destinos “shipados” com tarifas aéreas por um melhor preço.

Para atender às expectativas desse novo perfil de consumidor, a empresa lançou a Promo 2D, uma página com promoções que visa a oferecer um preço combinado para voar para mais destinos em uma única viagem. Saiba mais em http://almundo.com.br/promocoes/2d.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *