8 de agosto de 2018
Como saber se há alguém se passando por você e utilizando seu documento?
Varejo SA por Varejo SA

SPC Avisa notifica o usuário sobre qualquer movimentação em seu documento, auxiliando na identificação de possíveis fraudes

 

Já imaginou descobrir que alguém está tentando se passar por você? Financiando um carro, fazendo um crediário para comprar um eletrodoméstico, comprando uma viagem, usando informações de seu CPF ou CNPJ para fazer uma compra… Isso pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa, e trazer diversos transtornos, inclusive sujar seu nome.

 

Em um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 93% dos entrevistados revelaram que ficam preocupados com as possíveis consequências de uma fraude, principalmente com a possibilidade de ter compras feitas de forma indevida, perder tempo para regularizar a situação na polícia, em bancos ou lojas ou ainda ficar com o nome sujo e ser impedido de fazer compras com crédito.

 

SPC Avisa monitora documentos e notifica usuário quando alguém tenta se passar por ele

Para ajudar consumidores e empresários a evitar esse tipo de situação, o SPC Brasil disponibiliza o SPC Avisa, que monitora informações de crédito do CPF ou CNPJ e notifica o usuário, por e-mail ou SMS, caso ocorra qualquer movimentação em seu documento. Assim, o consumidor é notificado em qualquer consulta realizada, alteração ou inclusão de dados, como informações cadastrais (endereço e telefone), alerta de documentos, crédito concedido, SPC, pendências financeiras, Serasa, cheque lojista e Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

 

Agora, a solução oferece também uma novidade que pode ajudar o usuário a evitar a inadimplência: quando uma empresa tiver intenção de negativá-lo, ele será notificado, ou seja, antes mesmo da negativação, ele ficará sabendo que corre o risco de ficar inadimplente e tem mais tempo para regularizar seus débitos, evitando constrangimentos na hora de fazer uma compra a prazo ou solicitar crédito.

 

De acordo com Nival Martins, superintendente de Produtos do SPC Brasil, “receber o aviso de que seu documento foi consultado ajuda o consumidor a ficar em alerta em relação à segurança de sua identidade e, agora, com a notificação de intenção de registro, ele também pode quitar dívidas com mais facilidade e evitar constrangimentos no momento de uma compra”.

 

Para ter acesso a essa solução, é preciso se associar ao Sistema CNDL por meio de alguma entidade, como Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) ou demais representações locais. Para associar-se, basta acessar o site do SPC Brasil: www.spcbrasil.org.br/associados/seja-um-associado.

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