7 de fevereiro de 2017
Como criar estratégias de marketing com pouco dinheiro
Varejo SA por Varejo SA

Mesmo com o orçamento apertado, é possível atrair novos clientes e reter os antigos com estratégias de marketing.

No momento de crise, é importante fortalecer o relacionamento com os clientes e, se possível, atrair novos. Para ajudar você a criar estratégias de marketing com pouco dinheiro, conversei com alguns especialistas que trouxeram algumas dicas simples, mas importantíssimas:

 

1. APOSTE NA PLATAFORMA DIGITAL

Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar: aposte na plataforma digital. Existem ferramentas gratuitas ou muito baratas que trazem resultados sati sfatórios e devem ser exploradas. Você pode utilizar o Facebook para criar a página de sua empresa, adicionar conteúdo relevante e direcionar o seu público-alvo gratuitamente. Se você possui um pouco de dinheiro designado para anúncios, é possível utilizar as ferramentas da própria rede social para turbinar a sua presença e ati ngir seus clientes. O Instagram e o YouTube também devem ser considerados na hora de colocar o conteúdo no ar. Além disso, você pode sortear brindes e presentes para seus clientes e seguidores, fazendo com que
eles se engajem e atraiam novos fãs. Para quaisquer plataformas escolhidas, as regras básicas são: gerar conteúdo relevante; utilizar a linguagem mais adequada para seu público-alvo e fazer postagens regulares. O Google também possui opções interessantes. Você pode, por exemplo, cadastrar a sua loja no Google Meu Negócio e fazer com que seu horário de funcionamento, mapa, telefone, site e avaliações dos clientes sejam adicionados de graça. Além disso, é possível cadastrar sua empresa para aparecer nas buscas do site gastando bem pouco. A seção Inova Varejo, aqui na revista, sempre traz novas dicas de como fazer isso de forma barata.

2. FAÇA PARCERIAS E PERMUTAS ESTRATÉGICAS

Quando não se tem muito dinheiro, fazer parcerias é uma ótima opção que pode trazer um bom retorno a todos os envolvidos. Identifique oportunidades de parcerias com outras empresas, sejam elas de serviços ou fornecedores, e que de preferência tenham relação com o seu negócio. Outra maneira de utilizar parcerias é fazendo permutas no ambiente digital. Você pode identificar influenciadores em Blogs, Facebook, Instagram e canais do YouTube que tenham a ver com seu negócio e oferecer produtos ou experiências. Muitos deles costumam trabalhar desta maneira e, se o que você ofereceu for realmente bom, a resposta pode ser muito positiva e assim você ganha mais visibilidade.

3. UTILIZE E-MAIL MARKETING

Sim, o já conhecido e-mail marketing ainda funciona, se bem utilizado. Para isso, é importante que você mantenha a sua base atualizada, com os e-mails de pessoas que realmente queiram receber informações sobre sua empresa, produtos e serviços. É essencial gerar conteúdo próprio, não ser invasivo e quanto mais puder personalizar a mensagem, melhor. Você pode utilizar a ferramenta para atualizar seu cliente sobre o seu negócio, fazer relacionamento, divulgar pesquisas e promoções. Seja comedido. O objetivo é conquistar sem perder clientela. Além de incluir ofertas, liquidações, agregue valor ao seu email marketing trazendo conteúdos atualizados e informações úteis aos consumidores. Existem plataformas de e-mail marketing que são gratuitas ou têm custo bem reduzido, que variam conforme o tamanho do seu mailing.

4. CAPRICHE NA EXPERIÊNCIA

A melhor maneira de atrair novos clientes continua sendo o boca a boca. Para manter sua reputação lá em cima, capriche na experiência do seu cliente, inove, faça com que você seja lembrado por um diferencial. Foque no bom atendimento e relacionamento, ouça o que as pessoas têm a dizer sobre sua empresa, produtos e serviços. A parti r do momento em que você oferece uma experiência realmente agradável, os clientes passam a se tornar fãs e a atuar como embaixadores da sua marca.