27 de janeiro de 2020
Como a aposta no audiovisual projetou a CDL Rondonópolis ao Top 50
Varejo SA por Varejo SA

O projeto Varejo em Foco, multiplataforma da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis presente na rádio e na TV aberta, é um dos mais exitosos dentre as assessorias de comunicação das CDLs. Com decisões precisas, ousadia e muito talento, a entidade deixou de ser um mero distribuidor de release para se tornar uma referência em distribuição de conteúdo audiovisual.

O projeto começou em 2016, com o programa sendo transmitido pela rádio Shalom FM. Um ano depois, foi a vez da estreia na televisão. Hoje, Varejo em Foco lidera a audiência dos dois veículos. Na TV, transmitido pela TV Cidade Record, já figura no Top 50, entre as maiores audiências da televisão aberta.

O programa chega à casa do espectador sempre aos sábados, ao meio-dia, com a apresentação do jornalista Robson Morais e direção da jornalista Patrícia Casali. O formato do programa é até tradicional, mas o conteúdo faz a diferença. Morais toca entrevistas com convidados e especialistas para destrinchar a economia e a rotina dos micro e pequenos empresários. O pulo do gato está na maneira original de lidar com assuntos que podem parecer espinhosos. Assim, temas como rotina empresarial, gestão e inovação desfilam na telinha do cidadão de Rondonópolis com a mesma naturalidade de uma receita de bolo no programa de Ana Maria Braga.

Como isso se dá? Pela naturalidade e simplicidade com que as questões são tratadas, sempre dentro uma perspectiva regional, próxima à realidade de quem vive na região Sudeste de Mato Grosso. Esse, aliás, foi e é o maior desafio do programa. “Quando começamos a trabalhar o programa, estudamos a forma de abordagem do entrevistado e sempre buscamos trazer o assunto para perto das pessoas, para que elas entendam qual será o impacto daquele assunto em sua vida ou negócio”, explica Patrícia.

A mesma linha editorial é usada na rádio, em que Morais também assume os microfones, desta vez ao lado de Patrícia. Três vezes por semana, os dois entrevistam os convidados para discutir o que acontece no mundo dos negócios. Ao todo, são 40 minutos de informação para os ouvintes da rádio Shalom FM.

Criação do projeto

A ideia de a CDL passar a produzir o próprio conteúdo partiu da diretoria da entidade. O então presidente, Neles Walter Ferreira de Farias, fechou parceria para um programa voltado para os pequenos empresários com os pastores José Genésio e Ildo Rodrigues, da Igreja Assembleia de Deus. Inicialmente, o programa era às 8h; depois de um ano, migrou para o meio-dia, horário em que a disputa pela audiência é mais parelha.

Farias diz que levar os assuntos do varejo para a população é uma das obrigações das CDLs. “Entendemos que a informação é necessária na tomada de decisões dos empresários”, diz. “O que percebemos é que os empresários que são nossos ouvintes estão definindo seus caminhos com base nas informações que levamos ao ar”, comemora.

Um ano depois de estrear na rádio, a parceria foi expandida para a TV Cidade Record, com a cessão de meia hora de programação. No ano seguinte, o programa estava no topo da audiência. Em maio deste ano, houve a inauguração do novo cenário e um estúdio com padrões técnicos de uma TV profissional, fruto de um investimento de R$ 45 mil que deu ao Varejo em Foco a cara de um programa de entrevistas nacional.

O caminho das pedras

A tarefa de coordenar o Varejo em Foco no seu início foi do diretor de Produtos e Serviços da CDL, Márcio Stênio, que conta que os desafios eram muitos: “Desde a criação do programa, tivemos que organizar questões que iam do apresentador com problemas de português a achar entrevistados para participar”. O que mais intrigava é que havia o espaço, mas era difícil de achar quem quisesse dar entrevista: “Muitas vezes, tínhamos que convencer os entrevistados, porque a cidade não possuía a cultura de abordar temas complexos, como economia, negócios e desenvolvimento sustentável”.

Hoje, o programa é mais conhecido e esse tipo de problema não é mais tão comum. Para o coordenador atual do programa, Marco München, os empresários da região já entenderam que são beneficiados com o conteúdo. “Temos levado informação para os empresários, sanando dúvidas e respaldando decisões. A CDL assumiu o papel de cuidar dos empreendedores locais e isso tem sido reconhecido por eles”, diz.

Para o presidente da entidade, Thiago Sperança, a assertividade do canal da CDL está na identificação do receptor com os agentes midiáticos e no cuidado com que a mensagem é tratada. “Nossos entrevistados são, preferencialmente, da nossa cidade. Estamos falando da nossa realidade, não de pessoas que estão longe. Há todo um critério para a escolha dos conteúdos e da produção, isso tem sido o elo de aproximação entre a CDL e os agentes sociais”, declara.

Ocupar espaços

Sperança acredita que a ocupação pela CDL de espaços nobres da comunicação não deve parar na rádio e na TV. Ao contrário, deve avançar pelos meios que estiverem disponíveis.  “Queremos avançar mais. A tecnologia nos permite ocupar os meios que surgem a cada dia”, diz. “A ideia é estar nas mais variadas plataformas com conteúdo de qualidade. No futuro, queremos investir mais em interatividade e organizar uma equipe de produção própria”. Esse movimento já começou. Neste ano, a CDL Rondonópolis inaugura seu podcast, formato de entrevista em arquivo digital de áudio que é transmitido pela internet.

Quem resume o espírito desse novo tempo que se abre para a CDL é o economista Alysson Ribas, um assíduo frequentador do programa radiofônico do Varejo em Foco. “Desde a primeira vez que fui convidado, entendi a dimensão do projeto. Hoje, digo que o programa não é mais de Rondonópolis, mas de todos que podem alcançá-lo pelos mais infinitos meios”.

Serviço

O Varejo em Foco na rádio é transmitido às segundas, quartas e sextas-feiras, na rádio Shalom FM, pelo aplicativo, Facebook e YouTube. Na televisão, vai ao ar aos sábados, ao meio-dia; depois os vídeos são postados no Facebook da CDL Rondonópolis e no site da instituição, além de um canal no site www.primeirahora.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *