28 de outubro de 2019
Com o Amazon Prime, a disrupção pode estar batendo à porta do varejo on-line no Brasil
Patrícia Marins Miriam Moura por Patrícia Marins Miriam Moura

A chegada do Amazon Prime ao mercado brasileiro, em 10 de setembro, já provocou impacto de alto nível: em apenas um dia – data do anúncio da entrada no mercado dos serviços da gigante americana –, ações de varejistas perderam quase R$ 5 bilhões em valor de mercado.

O que oferece aos brasileiros o Amazon Prime? Frete grátis na compra de produtos com o selo da categoria e acesso a conteúdos (filmes, séries, música, jogos e um catálogo rotativo de revistas e livros). A assinatura custa R$ 9,90/mês (R$ 89,00/ano).

O Amazon Prime chega ao Brasil no ano em que a empresa se tornou a marca mais valiosa do mundo, desbancando as outras giants Apple e Google. Analistas avaliam que o êxito da reputação da Amazon deve-se ao fato de que aprendeu a jogar o jogo. A proposta central da marca hoje é remover dificuldades para as pessoas, tornando mais fácil, mais barato e mais rápido comprar um produto e usar a nuvem.

Outros especialistas em reputação apontam que a Amazon construiu um ecossistema de marca, saindo do patamar de empresas associadas individualmente a produtos e serviços para uma nova era de ecossistema altamente perturbador. Essa mudança pioneira abrange também outras marcas de topo, como a Apple.

Hoje, a Amazon é uma espécie de “polvo” em negócios, expandindo sua atuação para áreas como supermercado, assistência médica, entrega de alimentos e reconhecimento de voz (com a assistente virtual Alexa). Isso mostra que a empresa atingiu um “alongamento da marca”, no jargão de especialistas em reputação.

Assim, é com a coroa de marca mais valiosa do mundo (de acordo com o ranking BrandZ das 100 Marcas Globais Mais Valiosas de 2019 e o relatório de 2019 da Brand Finance, que lista as mais valiosas e fortes marcas mundiais) que a Amazon chega por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *