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Comunicação eficiente, liderança eficaz

Por Adelmo Freire Colunista

“Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia a outra.” (John C. Maxwell)

Ao fazer uma reflexão sobre a frase de Maxwell, pensei em quais são os fatores essenciais a um líder. Inicialmente, pensei na capacidade de comunicação e nos diversos aspectos em que ela pode impulsionar a formação de uma boa liderança.

Entretanto, para que essa comunicação aconteça de forma eficiente, é necessário pensar qual seria o principal atributo de um líder atualmente, pois vivemos em constantes mudanças e, com isso, espera-se que esse papel seja exercido por uma pessoa que questione e demonstre proatividade e engajamento nos diversos desafios apresentados. Se fosse escolher em uma palavra um atributo que faz uma pessoa ser um líder no mundo de hoje, seria coragem!

Podemos pensar que, ao desenvolver uma ótima capacidade de se comunicar, aliada a uma postura de coragem nas decisões, estruturamos uma liderança eficiente e eficaz. Então, quais seriam as características percebidas como uma comunicação eficiente de uma liderança? Como essa comunicação deve ser? Vamos a elas:

. Comunicação determinada: mesmo que não tenha informações suficientes, toma decisões e imprime esse traço em seus liderados.

. Comunicação contagiante: por meio de uma atitude de transparência e firmeza, pode   influenciar a atuação de toda a equipe.

. Comunicação carismática: inspira confiança mediante uma visão estratégica e possibilita que as pessoas percebam seu valor na empresa, se desenvolvam e brilhem.

. Comunicação emocionalmente equilibrada: para transmitir uma mensagem eficientemente, é necessário reconhecer e saber lidar com as próprias emoções, mantendo, assim, um bom relacionamento, sendo uma influência positiva.

. Comunicação cuidadosa: antes de agir, escuta as pessoas, analisa e observa, para agir com coragem, mas sem precipitações, conduzindo ações que promovam melhorias constantes.

Vale lembrar que um bom líder deve ser também um bom contador de histórias, o que facilita, com certa leveza, a compreensão de muitos conceitos e valores, ensinando e inspirando a buscar o melhor de cada um. Ainda, deve compreender que um facilitador na gestão de pessoas é responsável por estimular o comprometimento do grupo com a empresa, ao levá-lo à integração, proporcionando uma boa comunicação entre todos.

Um bom líder, assim como um bom professor, será lembrado como alguém importante na vida de muitas pessoas, pois pode fazer a diferença no desenvolvimento pessoal, como também na empresa, na sociedade e na vida.

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