6 de junho de 2018
CNDL marca presença em fórum internacional
Varejo SA por Varejo SA

jun_inova_elcorteingles_pag31(2)

No dia 16 de maio, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, e o presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Roque Pellizzaro Júnior, participaram da reunião do Fórum Internacional para Executivos de Associações Varejistas (FIRAE), realizada em Dublin, na Irlanda. Os dois representantes do sistema foram recebidos pelo presidente do fórum, Massimo Volpe.

O fórum reúne mais de 50 executivos de 31 entidades de todo o mundo para discutir soluções e estratégias para alavancar o crescimento do varejo mundial. As reuniões acontecem duas vezes por ano. O FIRAE promove a criação de redes, a colaboração e o intercâmbio de informações entre executivos de empresas comerciais do varejo para aumentar o sucesso do setor varejista global.

Durante o encontro, Costa apresentou aos integrantes do fórum o cenário do varejo no Brasil, os reflexos da instabilidade política em ano eleitoral e a retomada da atividade econômica. A modernização das relações trabalhistas e o empenho do governo federal em aprovar projetos que impulsionem a economia também foram destacados. A participação da CNDL no fórum foi exaltada pelo presidente: “A pauta do encontro foi muito enriquecedora e nos deixou mais motivados a participar da discussão em busca de soluções globalizadas que afetam o varejo mundial e dentro de nossas próprias casas”.

Dentre os assuntos importantes tratados pelos países participantes, destacam-se as desigualdades de atuação no comércio eletrônico, especialmente os preços praticados pela China. Os preços baixos são reflexos da falta de recolhimento de impostos sobre os produtos, resultando em um grande desequilíbrio na economia mundial. A proposta foi de que sejam apresentados cases e exemplos de outros países na busca de soluções para uma maior igualdade no comércio eletrônico. “Esse é um tema muito preocupante, pois é sabido que, ao entregar os produtos, os Correios tributam os impostos, mas a maioria, especialmente outros meios de entrega, não recolhe, o que gera essa desigualdade”, avaliou Costa.

O diretor executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Peter Power, apresentou no encontro o modo como os varejistas de todo o mundo estão trabalhando para a construção de um setor mais social. Ações de combate à fome, exploração infantil e trabalho escravo em diferentes países foram destacadas pelo executivo.

Inovação, influência da inteligência artificial e novos conceitos e formatos de lojas físicas também estiveram em discussão. A conclusão é que o varejo está sendo desafiado a encontrar novas formas de vender seus produtos numa exigência cada vez mais interessante e inovadora de mercado. A próxima reunião do FIRAE, a ser realizada na NRF Retail’s Big Show de 2019, trará esses novos conceitos como foco central.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *