6 de maio de 2020
CNDL debate em live o papel das CDLs na reconstrução do varejo
Varejo SA por Varejo SA

Os desafios enfrentados pelo setor de comércio e serviços durante a crise da pandemia da COVID-19 foi tema da live realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nesta terça-feira (28/04), nos canais digitais da entidade. A transmissão contou com a participação do presidente da CNDL, José César da Costa, e com os consultores Nilmar Paul e Marcos Lima.

O encontro também tratou de como Sistema CNDL pode atuar para a melhoria do ambiente de negócios do varejo e de como o associativismo se transforma em ferramenta de enfrentamento de dificuldades. “Neste momento, é importante que os empresários reflitam sobre a importância do associativismo e qual o seu papel na busca de soluções para a crise, disse José César.

O presidente da CNDL abriu o encontro destacando a importância do diálogo de todo o Sistema CNDL e da participação dos associados na apresentação de sugestões e demandas.

“As CDLs têm papel fundamental nesse processo de construção de medidas emergenciais”, disse José César. “É da nossa base que sai as demandas que levamos ao governo federal. São as CDLs que entendem e traduzem as dores dos empresários, é delas que partem as mais variadas demandas do setor varejista, e é a partir delas que surgem as propostas coletivas que pautam as autoridades públicas”, destacou. “É nas CDLs que os empresários varejistas, sejam eles micro, pequenos, médios ou grandes, ganha voz”, destacou.

O consultor do projeto PP 4.0, Nilmar Paul, falou sobre a força da mobilização em busca de soluções.  “É nesse momento de crise que a ideia de associar-se ao outro toma maiores proporções, pois com o outro, forma-se o “nós” e o “nós” poderá realizar muitas coisas juntas, aumentando sensivelmente as chances de êxito”, explicou.

Nilmar lembrou que no caso de micro e pequenas empresas, essa associação (associativismo) é ainda mais relevante, uma vez que permite articular suas demandas e ganhar protagonismo na elaboração de políticas públicas setoriais. “Esse é o princípio da sinergia, quando a soma das partes é maior do que o seu todo”, afirmou Paul.

Para o professor Marcos Lima, consultor do PNDV e do PP 4.0, especialista em gestão de políticas públicas e organizacionais, é preciso repensar a forma como o varejo atua e entender um novo momento de comportamento e de mercado.

“Se a pandemia da Covid-19 representar mesmo uma mudança de Era, como vários especialistas estão projetando, o mundo do Varejo, e não só este, será um ambiente de novos comportamentos por parte dos consumidores e dos varejistas, o que vai impactar em mudanças em toda a cadeia produtiva da economia mundial, nacional, regional e local”, raciocinou. “A prosperidade coletiva de uma Nação vai depender da sua capacidade colaborativa de mudar de acordo com a dinâmica das crises que afetam a Vida nos seus sistemas econômicos e de saúde, ambos fundamentais para a melhor superação de mais essa pandemia”, afirmou Lima.

A transmissão foi acompanhada por várias lideranças do varejo de todo o Brasil e chegou a ter mais de 800 acessos. “A audiência foi bem maior do que esperávamos e também foi altamente qualificada”, avaliou Daniel Sakamato, gerente de projetos da CNDL, que lembrou que a transmissão também serviu para o lançamento do book “O papel das CDLs na reconstrução do varejo”, que já foi colocado à disposição da audiência da live.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *