11 de dezembro de 2018
Central de negócios inédita no setor calçadista une lojistas mineiros
Varejo SA por Varejo SA

Empresários investem em marca própria, aumentam a lucratividade e já planejam expandir os negócios

Sob a marca recém-lançada Folliah, 12 empresários do segmento calçadista se uniram, em parceria inédita no setor, para aumentar o poder de negociação com fornecedores e oferecer ao mercado calçados com design diferenciado, qualidade e preço competitivo.

A estratégia da parceria é: em vez de cada lojista, sozinho,buscar fornecedores para abastecer sua loja, os empresários agora fazem isso em conjunto e mais, com o diferencial de terem uma marca própria, que reúne um mix de produtos variados, selecionados pelos próprios lojistas e fabricados em escala para atender à demanda do grupo.

Por meio de uma central de negócios que agrupa toda a demanda de produção e divulgação da marca, os empresários garantem descontos mais generosos junto a fornecedores. Além disso, têm outras vantagens, como um markup maior, ou seja, uma margem melhor entre o preço de custo da mercadoria e seu preço de venda.

A troca de experiências e informações entre os empresários é uma vantagem competitiva da nova marca, que guarda em sua origem o sentido da parceria “de lojista para lojista”, como o grupo faz questão de frisar. Embora apresentada ao mercado recentemente, a marca Folliah vem sendo construída há mais de três anos, quando o empresário Itamar Machado, de Araxá, procurou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em busca de apoio.“Já trabalhava com marca própria em minha loja e tinha planos de expandir o negócio”, conta.

À época, ele e alguns empresários do ramo já vinham trocando informações, em mídias sociais, sobre o mercado calçadista. Esse relacionamento foi se estreitando e os lojistas resolveram se unir para traçar um plano em conjunto. “Percebi que os outros lojistas tinham a mesma dificuldade para encontrar um mix de produtos adequado e resolvi compartilhar minha ideia”, lembra.

A marca de calçados femininos segue um conceito casual, com diversos estilos, de rasteiras a sandálias de salto. Já está caminhando para sua quinta coleção: Inverno 2019. A produção gira em torno de cinco a seis mil pares de calçados por coleção e é distribuída entre 12 fábricas parceiras, em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

As vendas, por enquanto, estão concentradas nas nove lojas dos sócios da Folliah, nos municípios de Barão de Cocais, Igarapé, Araxá, Carmópolis de Minas, Perdões, Nepomuceno, Andradas e Leopoldina. Com exceção das duas lojas de Machado, em Araxá, que revendem apenas calçados da Folliah, todas as outras trabalham com multimarcas. “Agora,vamos buscar novos parceiros para expandir a marca”, informa o empresário, que está há 25 anos no mercado.

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