21ª edição

shutterstock_748461142

O brasileiro que luta com as suas finanças e se esforça para ter todas as contas em dia muitas vezes não entende o porquê da dificuldade de tomar um crédito ou de conseguir um financiamento. Para exemplificar, na editoria Varejo em Números trazemos um recente levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrando que 54% dos brasileiros avaliam como difícil o processo de contratação de empréstimos e linhas de financiamento nos dias de hoje. Muitas vezes as injustiças e contrariedades do sistema financeiro reflete no lado mais fraco, que sofre com altas taxas de juros e uma dinâmica bancária que pode ser cruel.

Em outros países, como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Austrália, o cadastro positivo apresenta-se como uma experiência bem-sucedida que resultou em benefícios para os cidadãos e para os empresários em geral. Aqui no Brasil, ele já existe, mas a participação é muito pequena ainda. No nosso Talk Show, ouvimos diversos especialistas, parlamentares e líderes do Sistema CNDL em busca de esclarecimentos sobre o projeto, aprovado no plenário da Câmara dos Deputados, mas ainda em tramitação. O objetivo de reforçar a necessidade de mudanças no cadastro positivo é mostrar como as informações sobre empréstimos quitados e pagamentos em dia podem resultar em uma queda de juros e do famoso spread bancário. A ideia é destacar o que está em jogo para a toda a sociedade.

Mas além de economia, essa edição traz matérias sobre inovação. Eventos internacionais, com foco no varejo, ressaltam a urgência de se acompanhar as tendências em transformação digital para conseguir conquistar o novo perfil do consumidor, cada vez mais conectado. Muitas vezes parece que a inteligência artificial é algo distante da nossa realidade. Para mostrar que no Brasil já existem muitas ações disruptivas que estão sacudindo o comércio, trazemos dois cases bem inspiradores. Uma famosa marca de calçados inaugurou uma loja com conceito omnichannel, reunindo em uma mesma experiência o melhor do mundo on-line e off-line. Outro exemplo é uma loja 100% automatizada que está fazendo sucesso em Vitória. Além de entender os desafios, a ideia é mostrar que a inovação faz toda a diferença.

Esperamos que gostem da leitura!

shares