17ª edição
shutterstock_390329230
Inspiração diretamente de Nova Iorque
5 de fevereiro de 2018
shutterstock_278822444
As águas de março
16 de março de 2018

Palavra do Presidente

Por José César da Costa Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

Um caminho para o aprendizado

 

A utilização das tecnologias inovadoras no ambiente do varejo deixou de ser tendência para se tornar uma realidade cada dia mais concreta no mundo contemporâneo. O novo perfil do consumidor aponta o e-commerce como característica de consumo e os aplicativos como ferramentas indispensáveis para atividades que vão desde compras e jogos até os mais diversos tipos de serviço.

Vivemos a era das disrupturas onde a tecnologia empoderou o consumidor. No entanto, é imprescindível equilibrar o uso das tecnologias e o fator humano nos negócios. O papel dos colaboradores é de suma importância para proporcionar uma excelente experiência de compras.

Com foco nesse cenário, comandei, pela primeira vez, a missão da CNDL na 107º edição da NRF Big Show, o maior evento do varejo mundial realizado em Nova Iorque.

Nesses três dias de intenso aprendizado, os radares da nossa comitiva estiveram ligados nas grandes experiências de empresas que mostraram seus processos de evolução e transformação nos últimos anos.

O evento deixou reflexão latente para todos os empresários de que é fundamental a implementação da cultura da conectividade, de promover fãs. Para isso acontecer é necessário um alinhamento do dono do negócio com o propósito da empresa, bem como toda equipe envolvida para, cada vez mais, atrair e fidelizar clientes.

Destaco ainda minha participação na reunião do Fórum Internacional para Executivos de Associações Varejistas (FIRAE). Na ocasião, ao lado de mais de 50 executivos de 31 entidades de todo mundo, tratamos soluções e estratégias com o objetivo de impulsionar o crescimento do varejo global.

A lição que fica de toda essa experiência vivida é que estamos cada vez mais digitais, mas o fator humano ainda é essencial para o sucesso de qualquer negócio. O conhecimento adquirido reafirma ainda a importância do cliente, independente das novas tecnologias.

Nesta edição da revista Varejo s.a vocês poderão conhecer um pouco do rico conhecimento que trouxemos da NRF 2018. Posso afirmar que o nosso grupo saiu dessa missão mais preparado para enfrentar os desafios do varejo no Brasil e valorizar cada vez mais a importância do nosso segmento.

Um abraço

José César da Costa – Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

shares