23ª edição
Male hand with pen over open notebook at seminar or conference
A agenda do varejo para as eleições gerais
8 de agosto de 2018
capa
Revista Online: Agosto/2018
8 de agosto de 2018

Palavra do Presidente

Por José César da Costa Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

O varejo apresenta suas demandas

Começamos o segundo semestre e as eleições gerais aproximam-se. Nunca antes o cenário da corrida eleitoral esteve tão difuso e incerto, reflexo direto da instabilidade política, dos recentes escândalos de corrupção e da crise geral de confiança instalada no país.

As campanhas ainda estão sendo estruturadas, mas não podemos aguardar passivamente para conhecer as propostas dos candidatos. É preciso que o Sistema CNDL prepare-se e mobilize-se. Este é o momento para destacarmos nosso valor, mostrarmos nossa união e irmos em busca de apoio e compromisso dos postulantes a cargos públicos com as nossas demandas.

Nesta edição da revista Varejo s.a., tratamos de temas prioritários que merecem atenção dos candidatos. Entendemos que é urgente reduzir a burocracia e encarar as reformas estruturais de que tanto o país precisa, como a previdenciária. O sistema tributário, que massacra os empresários de todo o país, deve ser alvo de uma reformulação e simplificação rigorosa. É preciso diminuir a dependência estatal e investir em melhorias no ambiente de negócios brasileiro. Isso significa pensar em investimentos em segurança pública, mobilidade urbana, facilitação do acesso ao crédito, capacitação de lideranças e incentivos reais de apoio à inovação.

Pela nossa força e capilaridade, contando com a união de todas as entidades, podemos buscar o comprometimento de candidatos em todas as esferas: municipal, estadual e federal. Na sua cidade, você participa das discussões, expondo suas necessidades? Precisamos buscar apoio e receber a atenção que merecemos. A CNDL, em conjunto com a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), promoverá debates com os candidatos a presidente, governador, senador e deputados em todos os estados.

As discussões sobre as demandas do varejo com o poder público não se resumirão ao período de campanha eleitoral. Nesta edição, trazemos uma boa novidade: a renovação do acordo técnico com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para um novo projeto, Políticas Públicas 4.0. Após o sucesso do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), vamos novamente contar com essa parceria estratégica e discutir as necessidades do setor em todo o território nacional.

Além de inspiradores exemplos de inovação no comércio, como o uso de aplicativos e recursos de realidade aumentada, trazemos duas matérias esclarecedoras: a duplicata eletrônica e a lei geral de proteção de dados. Nas próximas páginas, será possível compreender melhor os impactos e as mudanças que esses projetos podem trazer ao seu negócio.

Como empresário, líder do Sistema CNDL e pai, deixo um abraço fraterno a todos aqueles que assumiram o desafio e se abriram ao amor infinito que a paternidade traz. Dia dos Pais é uma data importante para o comércio e uma oportunidade de reconhecer esse papel de proteção, apoio, conselho e segurança de todo pai em relação aos seus filhos, sejam eles biológicos, adotivos ou de coração.

Desejo a todos os amigos do varejo um agosto próspero, com boas vendas!

Um abraço,
José César da Costa
Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

 

shares