21ª edição
shutterstock_748461142
Para o bom pagador
6 de junho de 2018
capa
Revista Online: Junho/2018
6 de junho de 2018

O peso dos juros

Por José César da Costa Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

Os juros, no Brasil, estão entre os mais altos do mundo e isso não é nenhuma novidade. O que tem sido difícil de entender, tanto para nós, empresários, quanto para os cidadãos comuns, é: enquanto o governo anuncia a queda na taxa básica Selic, atualmente estabelecida em 6,5% ao ano, os bancos seguem cobrando juros de 20% ao ano ou mais de quem contrata um empréstimo ou financiamento.

Com isso, o investimento no negócio ou a captação de capital de giro segue como um obstáculo de difícil transposição, principalmente para quem tem um pequeno negócio, categoria na qual está inserida a maioria das empresas de comércio e serviços do Brasil e do Sistema CNDL.

Não achamos que o crédito deve ser fartamente distribuído. Pelo contrário, é preciso haver critérios e bom senso para que ele se torne um instrumento de desenvolvimento, não de dificuldades e aborrecimentos para tomadores e instituições que distribuem esses recursos. Parece óbvio, no entanto, que um cenário de pouco crédito e juros altos é uma barreira para o crescimento do país.

A aprovação na Câmara dos Deputados do Cadastro Positivo foi um passo importante na melhoria desse cenário. Vamos batalhar, agora, pela rápida validação do texto no Senado Federal e subsequente sanção da lei, na Presidência da República. Quando entrar em vigor, o Cadastro Positivo será instrumento fundamental para avaliar, de forma mais precisa, quem precisa de empréstimo, proporcionando crédito mais farto e barato.

A inovação no comércio é outro tema que nos encanta e que consideramos prioridade. O uso da tecnologia é um caminho sem volta e precisamos que ela esteja a nosso favor. Conceitos que vimos na NRF 2018, em Nova Iorque, em janeiro, já são realidade no Brasil, como a loja autônoma, em que o cliente entra, escolhe e paga por meio de um aplicativo. Outra novidade que vem com tudo é as vendas e serviços multicanais (omnichannel), que integram soluções on-line e off-line para uma experiência de compra completa e atrativa. Vale a pena conferir e se inspirar.

Um abraço!

José César da Costa – Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

shares