4ª edição
4-carta-leitor
Carta ao Leitor
10 de dezembro de 2016
5-carta-leitor
Carta ao Leitor
4 de janeiro de 2017

Carta do Presidente

Por Honório Pinheiro Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

Precisamos nos reinventar

Estamos chegando ao final de mais um ano e falar do novo é inevitável. A renovação está presente em todos os aspectos das nossas vidas e acaba sendo percebida dentro das empresas, o que vai permeando comportamentos e processos.

Com isso, a velha maneira de liderar foi desafiada a se reinventar. Os antigos padrões precisaram buscar estruturas novas e mais leves, adequadas aos novos tempos, alinhadas aos desafios da sociedade na era da informação e às perguntas que surgiram com o novo milênio.

Liderar pessoas e projetos, hoje, não é tarefa para quem não pretende mudar. Não podemos mais suportar rígidas estruturas com hierarquias e organogramas inflexíveis. Principalmente em época de instabilidade econômica, o bom comando é uma habilidade notória e de suma importância para que um negócio se mantenha produtivo.

Por isso, em 2015, no início da minha gestão no Sistema CNDL, nossa primeira iniciativa foi buscar a renovação. Contratamos os serviços especializados da Fundação Dom Cabral e definimos as diretrizes da gestão 2015-2017 e do mapa estratégico, contando sempre com a colaboração de todos, dentro de uma construção coletiva.

As principais demandas foram identificadas e transformadas em projetos estruturadores, que estamos desenvolvendo com empenho e dedicação para fortalecer a representatividade do nosso segmento. Só dessa forma conseguimos impulsionar e garantir o crescimento do varejo nacional.

Em 2017, continuaremos em busca da renovação!

Feliz ano novo!

Honório Pinheiro
Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

shares