3ª edição
Carta ao Leitor
11 de novembro de 2016
3-start-inovacao
Varejo ganha curadoria que ajudará na busca de investidores para startups
11 de novembro de 2016

Carta do Presidente

Por Honório Pinheiro Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

Nos preparando para o Natal

O fim do ano já está aí e o clima e as cores do Natal começam a invadir as ruas. Apesar da perspectiva não ser tão otimista por causa da crise econômica que se instalou no País, o comerciante precisa se preparar para conquistar e atrair clientes.

Ainda que os números não sejam os mais animadores, todos nós vemos potencial nessa época do ano, afinal, é a data comemorativa que mais movimenta o comércio. Para nós, comerciantes, essa é uma oportunidade para liquidar os estoques, reduzir os desafios e entrar para o próximo semestre com perspectivas maiores de lucro.

Sei que a palavra de ordem é economizar. Mas o espírito natalino e a vontade de presentear permanecem na vida do brasileiro. O comércio deve aproveitar a demanda do mercado com a procura por presentes de Natal, já que muita gente está disposta a gastar parte do 13º salário.

Nós, lojistas de diversos segmentos, precisamos estar preparados. O mercado fica mais aquecido e, inclusive, há contratações temporárias, por conta do aumento do volume de clientes em nossas lojas.

Garantir que as vendas acompanhem este ritmo é um grande desafio. Por isso, é importante que os profissionais tenham estratégias definidas para garantir os números positivos.

Preparem suas vitrines com adereços, cores temáticas e busquem meios de atrair a atenção dos compradores. E lembrem-se de que o atendimento ao cliente é primordial.

Promover a identificação com o estabelecimento, atendimento e pós-venda, além da oferta dos produtos, é o segredo para mantê-los assíduos.

Não esqueçam que os estoques precisam estar equilibrados. Atender a demanda exige planejamento e pessoas, portanto, fiquem atentos às movimentações do mercado e tracem estratégias de negócios de acordo com a sua realidade.

Neste final de ano - e sempre - busquem oferecer o melhor para os clientes.

Programem-se e boas vendas!

Honório Pinheiro
Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

shares