24ª edição
set_VarejoNumeros_1
Você sabe o que é economia compartilhada?
10 de setembro de 2018
jan_fotoPalavraPresidente
Palavra do Presidente
10 de setembro de 2018

A hora de decidir o voto

Por Renata Dias Editora

 

OGA5G20

O país se aproxima de um momento crucial: as eleições gerais. As campanhas estão em marcha e brindam o cidadão com um cenário muito diversificado, trazendo caras novas e antigas, discursos repetitivos e outros inovadores, jingles e memes, comícios e debates. O voto é o exercício máximo da nossa democracia balzaquiana e precisa ser consciente. Esta é a hora de avaliar criticamente o que os candidatos estão prometendo para conquistar a sua confiança. O período serve para refletir sobre os problemas da sua cidade, do seu negócio, da sua família. O voto ainda é a nossa melhor forma de participação e precisa ser exercido com responsabilidade.

Na matéria principal desta edição, a revista Varejo s.a. traz um recorte das propostas dos principais candidatos ao cargo máximo da nação. Acompanhamos o diálogo promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) com cinco postulantes à Presidência da República e fizemos uma pesquisa nos programas oficiais de governo divulgados por cada candidatura. O objetivo é entregar uma visão mais objetiva sobre o que realmente está em jogo neste momento, para auxiliar o leitor em uma escolha mais consciente. É essencial avaliar criticamente a viabilidade das propostas apresentadas, conhecer melhor a trajetória dos candidatos e escolher com responsabilidade o rumo que teremos nos próximos anos.

Outro aspecto fundamental do período eleitoral também é tema de matéria nesta edição. As notícias falsas se multiplicam e em um cenário onde a população utiliza a internet e as redes sociais para se informar, é urgente exercer o senso crítico. A linha entre a verdade e a mentira anda cada vez mais tênue e exige uma postura mais questionadora. Confira na nossa matéria os caminhos para combater as fake news.

Em busca da verdade, neste momento de avaliação e escolhas, o voto também traz esperança. Precisamos de mudanças e podemos sim ter confiança no futuro e em tempos melhores. Podemos aproveitar o mês de setembro, em que entramos na primavera, para ir em busca das flores. Sem demagogias, sem partidarismo, sem velhas fórmulas. Com consciência, com união, com responsabilidade. Desejamos que esse espírito de renovação influencie os corações e as mentes, dos candidatos e dos cidadãos de todo o país.

Esperamos que goste da leitura!

 

shares