8 de janeiro de 2018
Brasil ganha ecossistema de inovação especializado em soluções para o varejo
Varejo SA por Varejo SA

O centro foi inaugurado na cidade de São Paulo e tem como um dos propósitos conectar empresários às mais inovadoras start-ups do setor varejista

Por Taise Borges

jan_inova_hub2

O consumidor moderno é cada vez mais dependente da tecnologia. Essa característica tem provocado mudanças no comércio tradicional, ampliando a necessidade dos varejistas de investir em inovações e se reinventar de forma a atender às exigências do público. Nesse cenário, as start-ups chegaram para ficar, promovendo iniciativas e tecnologias que tornam o varejo cada vez mais competitivo. Foi para intermediar o contato entre empresas varejistas e start-ups que surgiu o OasisLab Innovation Space, primeiro ecossistema brasileiro de inovação especializado em varejo. O espaço, inaugurado recentemente na capital paulista, propõe suprir a lacuna existente entre o mercado varejista, carente de novas tecnologias, e as start-ups, repletas de ideias e soluções.

A infraestrutura do OasisLab conecta não apenas start-ups e varejistas, como também players globais, investidores e fundos, universidades, associações de varejo e consultorias. O centro funciona com base em três pilares: espaço coworking com capacidade para 240 empreendedores compartilharem experiências; ambiente dinâmico para eventos, cursos, palestras, workshops e lançamento de produtos; e laboratório de inovação, no qual o público varejista conhece as start-ups mais inovadoras do setor. O laboratório auxilia o empresário a colocar a inovação em prática. Lá, o OasisLab faz um diagnóstico das necessidades de cada varejo, identifica as tecnologias mais adequadas e indica as start-ups capazes de contribuir com o aperfeiçoamento do negócio. O laboratório é a terceira e última etapa do complexo OasisLab e começa a funcionar no mês de fevereiro.

 

jan_Inova_hub_Biagi 02
Hélio Biagi, cofundador do OasisLab e presidente do conselho da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo

Helio Biagi, cofundador do OasisLab e presidente do conselho da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, explica que os grandes, médios e pequenos varejistas têm demandas muito diferentes: enquanto os primeiros interessam-se pelas tecnologias mais sofisticadas, os demais têm supridas suas necessidades com tecnologias mais simples, de gerenciamento de estoque ou de processos, por exemplo. Há empresas, ainda, para as quais o mais indicado é consultorias ou treinamentos que promovam mudanças na cultura organizacional. Para se comunicar com os pequenos e médios varejistas, o OasisLab conta com a contribuição de entidades que compõem o sistema.

“Estamos em um momento de transição. As novas gerações, disruptivas e totalmente digitais, são os novos empreendedores, administradores, consumidores. Essa mudança tem levado ao varejo a necessidade de alterar padrões para se manter na concorrência. Ao se conectar a centros de inovação, como o OasisLab, o varejista, do pequeno ao grande empresário, visualiza o que de novo está acontecendo no mercado e obtém assessoria para se transformar e atender às expectativas do novo consumidor. Com o apoio do Sistema CNDL, estabelecemos convênios de modo que as inovações do OasisLab cheguem também aos pequenos empresários brasileiros”, explica. Para o futuro, Biagi planeja instalar células do OasisLab em outros estados do país.

 

Aceleração de start-ups

jan_Inova_hub

As start-ups que oferecem soluções por meio do OasisLab chegam ao centro com diferentes níveis de maturidade. Em parceria com a Liga Ventures, uma das maiores aceleradoras do país, o OasisLab oferece a Liga Retail, primeiro programa de aceleração no Brasil focado em prospectar e acelerar start-ups do ramo de varejo e consumo, em parceria com grandes empresas do setor. As start-ups selecionadas para o programa ganham o apoio de uma rede de mentores e executivos. Com a curadoria, os jovens empreendedores aprendem a fazer a gestão da empresa, tornando-se capazes de dar impulso aos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *