5 de julho de 2019
BH ganha Ponto Cultural CDL e Espaço Varejo Inteligente
Varejo SA por Varejo SA

Contar a história de Belo Horizonte a partir do desenvolvimento do comércio, desde sua fundação até os dias atuais, de forma original, interativa e inovadora, levando os visitantes do século XVIII ao século XXI. Esse é o objetivo do Ponto Cultural CDL, novo ambiente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), inaugurado no dia 3 de junho.

O espaço, que fica na sede da entidade, trata da história do comércio e de sua relação com a cidade de Belo Horizonte sob várias perspectivas. “A CDL-BH sempre entendeu o comércio de forma ampla, inserido na cidade, articulado com sua dinâmica e sendo um dos primeiros a sentir as mudanças, sejam elas econômicas, sociais ou urbanas. É isso que queremos mostrar a todos com o Ponto Cultural CDL, ao expor as interações do comércio com a cidade e sua história”, explicou o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva.

Ainda de acordo com o dirigente, o Ponto Cultural CDL é mais uma forma de a entidade promover a valorização da memória do comércio atrelada ao desenvolvimento de Belo Horizonte. “Nossa capital tem em sua essência a atividade comercial. Com o setor de serviços, o comércio é responsável por quase 70% do PIB da cidade. Só em Belo Horizonte, são mais de 67 mil empresas desses segmentos, que empregam diretamente mais de um milhão de pessoas. Então, nada mais justo que criarmos esse espaço que ajuda a preservar a história, o legado e o futuro do comércio, mostrando como a cidade tem seu desenvolvimento diretamente ligado à atividade comercial e todas as suas interações”, comentou Souza e Silva.

Inovação – No mesmo dia, a CDL-BH inaugurou também o Espaço Varejo Inteligente. O novo ambiente é focado em inovação e tem como objetivo transformar o mercado por meio de um ambiente contemporâneo, de colaboração, compartilhamento e conexões, que irá impulsionar a inovação nos setores de comércio e serviços.  

O Espaço Varejo Inteligente funcionará como um ponto de conhecimento e interações, que irá unir empreendedores, investidores e mercado, abrigando start-ups que tenham soluções tecnológicas e estratégicas para o varejo.

O espaço, que também é um coworking, estimula os empresários varejistas à busca constante de capacitações, inovação e evolução, além de promover a conexão constante entre empreendedores, pois serão realizadas imersões semanais dos empresários em um processo de capacitação e diagnóstico de inovação. Os residentes do espaço terão acesso a uma infraestrutura diferenciada, que permite a adequação das salas de reuniões de acordo com as necessidades, além de estações de trabalho modernas e uma ampla área externa (rooftop).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *