Imagine você acordar de manhã e receber uma mensagem pelo celular (no seu formato preferido, como nos Stories do Instagram), com parabéns pelo seu aniversário de casamento.
O vídeo mostra várias sugestões de presentinhos para você surpreender sua cara-metade. Todas as opções já foram rastreadas via data-análise e correspondem a sonhos de consumo de seu parceiro(a), como de leitura, roteiro de viagem, aquele sapatênis ecológico ou o voucher para aquela pousadinha na serra, tudo, claro, constava do checklist dele(a).
Você dá um sorriso de bom-dia e escolhe o presente para a surpresa que fará na comemoração à noite. Com um clique, completa a compra e vai para o banho já imaginando a alegria do destinatário do mimo, amor da sua vida! Decide se vai passar em algum ponto de coleta da loja mais próxima (click & collect) ou solicitar que lhe entreguem ainda antes do almoço e, pronto, depois é só correr para o abraço!
Essa é uma das cenas que teremos em breve no mundo “omniever” do varejo on-line, que virá com a digitalização dos pontos de venda e a consolidação do conceito omnichannel.
Na era da hiperconectividade e do 5G, nossas jornadas físicas de consumidores serão identificadas on-line, transformando o consumo em experiência real, com a gestão de dados on/off. Acrescente aí tecnologias mobile, tracking das jornadas e ativação de experiências e seja muito bem-vindo ao maravilhoso mundo “omniever” no setor de varejo 4.0.
Ah, aproveite o delicioso jantar no seu restaurante preferido, degustando aquele vinho que harmoniza perfeitamente com o prato que você mais gosta. A reserva foi feita para às 20h30. Às 19h55 , um carro autônomo estará lhe aguardando em frente ao seu prédio.
Patrícia Marins é sócia diretora do Grupo In Press
Miriam Moura é diretora de Consultoria e Treinamentos da In Press Oficina