13 de março de 2017
Atualizar-se é preciso
Varejo SA por Varejo SA

Apenas 67% dos varejistas brasileiros estão se preparando para as transformações digitais

Sua empresa está preparada para as constantes transformações digitais? Você investe em tecnologia e inovação? Recentemente, uma pesquisa realizada pela Cisco Systems, “The Current State of Digital Readiness in Retail”, feita com 200 executivos de todo mundo, inclusive 30 brasileiros, apresentou números que deixaram o setor em alerta.

Segundo o levantamento, apenas 67% dos varejistas brasileiros estão investindo em novas tecnologias ou serviços para acompanhar as transformações digitais. Ou seja, se você está entre os 33% que não fazem este tipo de investimento, há grande risco da sua empresa se tornar obsoleta e deixar de existir nos próximos anos.

E os varejistas que implementarem as mudanças adequadas no mundo digital vão ganhar um mercado complexo, que muda ao sabor do vento.

De acordo com a Cisco, os números indicam que os varejistas no mercado brasileiro estão mais focados em investir em tecnologias que contribuam para as tomadas de decisão, mesmo que não estejam prontos para implementar tecnologias mais inovadoras.

Outro dado revelado pelo estudo é que investimentos em tecnologia que favoreçam a “experiência do cliente” representam 46% no Brasil, contra 40% nos Estados Unidos. Mas, quando se trata em inovação, os números revelam uma tendência maior entre os varejistas norte-americanos, 34% contra 19%.

Varejistas cautelosos

A pesquisa também mostrou que os varejistas de todo o mundo avançam de forma cautelosa e ainda inicial para a esperada “transformação digital”. De acordo com o estudo, essa atitude faz com que o mercado mundial de varejo perca o equivalente a US$ 187 bilhões. A análise destaca a oportunidade para o varejo mundial em gerar mais de US$ 506 bilhões de movimentação se investido de forma eficiente em transformação digital. O setor com maior potencial de retorno financeiro é na produtividade dos funcionários. “Adaptar-se aos trabalhadores da nova geração e aumentar a colaboração entre funcionários pode ser um dos ganhos da digitalização nesse setor”, diz o estudo, disponível apenas em inglês atualmente

Principais investimentos  dos lojistas em tecnologia 

  • Data centers
  • Plataformas tecnológicas simplificadas para lojas
  • Conectividade
  • Cloud computing
  • Colaboração

 

Áreas de grande potencial de digitalização

  • Experiência do consumidor
  • Produtividade dos funcionários
  • Otimização de Checkout
  • Prevenção de Perdas
  • Consumo de Energia
  • Logística e Estoque
  • Marketing e Propaganda
  • Meios de pagamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *