4 de janeiro de 2019
Atenas: tradicional e contemporâneo, em prol do desenvolvimento
Varejo SA por Varejo SA

Zeus deve estar sorrindo no seu Olimpo. O berço da civilização ocidental, da literatura, da filosofia e da democracia passou a unir o tradicional e o contemporâneo, em prol do desenvolvimento. O reconhecimento como Capital Europeia da Inovação em 2018 foi dado à cidade de Atenas (Grécia), colocando-a à frente de cidades da Dinamarca, Bélgica, França e Suécia, num prêmio que já teve vencedores como Amsterdã, em 2016, e Paris, em 2017. 

Inicialmente, uma das ações que levou Atenas a receber o título foi a parceria com a cidade portuguesa de Lisboa, que se tornou referência mundial no setor. A irmandade entre as cidades é promotora de capital humano qualificado e reais oportunidades de mercado, pois ambas são balizadoras para inovação. Atenas se sobressai como um exemplo de que, investindo no setor de tecnologia e empreendedorismo, é possível alcançar e maximizar grandes oportunidades. Pela inovação, tem encontrado uma nova forma de reduzir a situação de crise econômica e social que a Grécia vem passando nos últimos anos. 

Essa é a prova de como o planejamento e a união de cronologias dicotômicas fomentam uma maior dinâmica urbano-regional que leva ao desenvolvimento. A cidade reconheceu a importância da inovação e que ela pode ajudar o ecossistema local a se abrir para o mundo. Algumas das inovações promovidas incluem: Comitê Digital, reunião de empresas e instituições de ensino para ofertar treinamentos para alfabetização digital e tecnológica; Polis, revitalização de edifícios abandonados, fornecendo pequenos subsídios para residentes, pequenas empresas, comunidades criativas e grupos da sociedade trazerem vida para todos os cantos da cidade (projetos semelhantes podem ser vistos no Porto Digital, em Recife, e no Hub Criativo do Beato, em Lisboa); Esta é Atenas, participação de voluntários para falar sobre a antiga e a atual cidade; e Curing the Limbo, integração dos refugiados e migrantes com residentes para aprender o idioma, desenvolver novas habilidades e encontrar emprego e oportunidades. 

Essas atividades desenvolvidas por Atenas mostram a importância da integração dos setores público, privado e acadêmico. O prêmio analisou como cidades podem usar a inovação e novas tecnologias para responder aos desafios sociais, empenhando-se para que as comunidades locais tenham processos de criação e decisão eficientes e melhor qualidade de vida para os seus cidadãos.

Douglas Feitosa
Coordenador da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem do Ceará
Presidente da CDL Jovem de Juazeiro do Norte
Secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte
Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *