21 de março de 2019
Adesão ao eSocial é foco de curso na CDL Chapecó
Varejo SA por Varejo SA

Desde que foi instituído, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) trouxe muitas dúvidas às empresas. Por se tratar de um sistema novo, é comum que ocorram dificuldades no processo de implantação de seus métodos. Pensando nisso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Chapecó promoveu, no fim de fevereiro, um curso sobre eSocial com a especialista Tatiane Fatima Golfe.

A palestrante explicou o que é o eSocial e sua importância. Segundo ela, é preciso ressaltar que o eSocial é uma obrigação das empresas e, por isso, deve ser aderido e cumprido. “Um dos pontos-chave é a transparência que o sistema traz para as relações entre empresa e governo e empresa e empregado. A partir de agora, as relações de trabalho deverão, obrigatoriamente, seguir o que prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Um dos exemplos é que muitas empresas não utilizavam laudos de segurança e saúde no trabalho e esse será um ponto indispensável no eSocial a partir de julho de 2019”, explicou.

Tatiane esclareceu, ainda, sobre as informações lançadas no sistema, os principais pontos de atenção, impactos para as organizações, principais desafios, mudanças comportamentais nas empresas e resultados esperados.

De acordo com o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, muito mais do que uma obrigação, o eSocial garante os diretos previdenciários e trabalhistas, desburocratizando muitos processos e trazendo transparência e clareza. “O Brasil precisa se reorganizar e o eSocial é um sistema que veio para contribuir e diminuir os problemas fiscais, trabalhistas e previdenciários dentro das empresas”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *