3 de maio de 2017
A tecnologia que transforma o varejo
Varejo SA por Varejo SA

Vinícius Bruno

Quais tendências tecnológicas estão moldando o futuro do varejo global? Para descobrir como as lojas de todo o mundo estarão daqui a quatro anos, a Zebra Technologies, multinacional especializada em negócios inteligentes, ouviu quase dois mil comerciantes dos cinco continentes – incluindo o Brasil – sobre seus principais investimentos para melhorar a experiências dos clientes em suas lojas até o ano de 2021.

Na era da evolução das expectativas dos clientes e dos avanços da tecnologia em ritmo frenético, os varejistas mostram que não ficaram para trás. Conveniência, rapidez, automação, instantaneidade, personalização no ato da compra e experiências cada vez mais sofisticadas são as palavras de ordem quando o tema é inovar. Confira os dados mais interessantes do estudo.

 


Por que investir em tecnologia? Os varejistas respondem:

  1. Melhorar a experiência do cliente.
  2. Gerar receita para a empresa.
  3. Reduzir custos operacionais.
  4. Acompanhar a concorrência.
  5. Melhorar o gerenciamento do inventário.

 

 

Tecnologia a favor do cliente

O “mundo real” integrado ao “mundo virtual”. Essa é a definição da chamada internet das coisas (IoT). Sob esse conceito, todos os objetos da vida cotidiana estariam conectados à internet, proporcionando informações instantâneas e uma experiência sensorial em tempo integral.

Seja com beacons, aparelhos que levam cupons personalizados aos compradores, seja com etiquetas de identificação por radiofrequência que monitoram o estoque, os varejistas globais estão investindo pesado em tecnologia IoT para tornar a experiência de comprar mais simples, interessante e personalizada, além de gerar receita e reduzir custos.

– 81% pretendem instalar sensores de segurança.

– 75% querem utilizar sensores para monitorar o status do inventário das lojas.

– 73% vão passar a utilizar dispositivos de IoT e monitoramento de rede.

– 71% vão incorporar sensores para rastrear o caminho dos clientes.

– 70% pretendem investir em beacons para marketing baseado em localização.

 

 

Personalização da compra

Os varejistas também estão se voltando para tecnologias IoT para personalizar as compras de seus clientes. Até o ano de 2021, 75% das lojas globais não só saberão quando determinados clientes estarão em suas lojas, como também vão poder personalizar visitas e ações de marketing para eles. Para que isso aconteça, os varejistas estão apostando em tecnologias baseadas em localização para impressionar os consumidores no momento exato de suas necessidades.

A ideia é que, com a ajuda de plataformas de microlocalização, os comerciantes consigam capturar mais dados no tráfego da loja, identificando quais corredores e produtos os clientes preferem. Os varejistas podem aproveitar esses dados de comportamento para tomar decisões mais inteligentes de propaganda e marketing, como aumentar os níveis de estoque de produtos campeões de vendas ou medir a eficiência dos expositores.

– Para reduzir as filas, os varejistas estão planejando investir em dispositivos móveis (87%), quiosques (78%) e tablets (85%) para aumentar a variedade de opções de pagamento.

– Até 2021, 87% dos varejistas vão implantar pontos de vendas móveis (Mobile Point of Sale – MPOS), para que possam contabilizar os produtos e aceitar pagamentos com cartões de crédito ou débito em qualquer lugar de dentro da loja.

O que mais irrita um cliente? Os varejistas respondem:

  1. Produtos fora do estoque, como prateleira vazia e produtos em locais errados.
  2. Encontrar o mesmo produto mais barato na loja do concorrente.
  3. Não encontrar o produto desejado.

 

– 72% dos varejistas planejam corrigir esses problemas reinventando suas cadeias de suprimentos, contando com visibilidade em tempo real por meio de automação, sensores e análise de dados.

– 57% dos varejistas acreditam que a automação vai moldar a indústria do varejo até 2021, ajudando-os a empacotar e despachar pedidos, rastrear mercadorias e controlar os níveis dos estoques nas lojas, como também auxiliando os clientes a encontrar itens.

 

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