18 de maio de 2020
A responsabilidade de todos nós
Varejo SA por Varejo SA

CDLs de todo o Brasil se unem no combate ao coronavírus e seus efeitos na economia

Nesse momento inédito na história do varejo brasileiro, os associados do Sistema CNDL deram uma aula de união e parceria. Centenas de CDLs com suas FCDLs se mobilizaram para contribuir no esforço de contenção e informação sobre o coronavírus, e também para se posicionarem nas decisões dos poderes público locais. Ao longo de mais de um mês, elas sese mobilizaram e partiram para o enfrentamento de uma crise sanitária que contaminou empresas, empregos e o cotidiano do cidadão.

São centenas de exemplos em que é possível ver a força da união de empresários em torno de uma mesma causa. Em Rondonópolis (MT), por exemplo, a CDL local firmou parceria com cooperativa de Crédito Sicredi Sul MT para auxiliar empresários em dificuldade. A ação já cedeu mais de R$ 1,2 milhão em crédito de um total de R$ 40 milhões que serão emprestados para micros, pequenos e médios empresários.

“Essa parceria, neste momento tão difícil da nossa economia, chega para salvar muita gente. É uma iniciativa focada na realidade de quem mais precisa, do empresário que ainda não conseguiu retomar sua vida, seus negócios”, diz o presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança, que entende o significado das palavras associativismo e representatividade. “Nós enquanto CDL estamos aqui para representar e dar todo o suporte necessário a cada associado”.

Do ponto de vista da representação do espaço político, as CDLs levaram à perfeição a máxima do futebol que diz que quem não se desloca não recebe a bola. Assim, as Câmara de Diretores Lojistas procuraram garantir um lugar na arena de discussões e garantir que as decisões também passassem pelo crivo do setor varejista.

Foi assim, por exemplo, na CDL de Belo Horizonte, onde uma reunião especial com políticos locais e representantes da sociedade em geral decidiram que a entidade faria a coordenação do Conselho da Cidade, uma instância consultiva com o objetivo de colaborar com ideias e sugestões para o combate à pandemia do Coronavírus na capital mineira.

“Ocupamos um lugar importante na tomada de decisões sobre o enfrentamento do coronavírus na cidade, e agora pretendemos encontrar o melhor caminho para a reabertura gradual e segura do comércio”, diz o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. “Estamos numa guerra. E nessa guerra que estamos enfrentando perder tempo pode significar a perda de vidas, de empresas e de empregos”, lembrou.

Em outra frente, as Câmara de Dirigentes Lojistas também vão direto aos cidadãos, incentivando, informando e orientando suas comunidades, mostrando que as entidades varejistas também primam pela responsabilidade social. Abaixo, algumas campanhas de CDLs que demonstram o engajamento junto às comunidades.

CDL Santa Cruz (PE)

A CDL Santa Cruz (pe) preparou uma lista com mais de 30 empresas que estão produzindo máscaras de proteção. Além de abraçar a causa de combate ao coronavírus, a iniciativa colabora com a economia da cidade. “Tem compradores que querem comprar para doar, outros para uso em empresas que estão em funcionamento”, explica o Presidente da entidade, Bruno Bezerra.

CDL Florianópolis (SC)

Em Florianópolis a CDL local lançou um movimento pela prevenção da COVID-19. O #floripademascara traz ilustrações feitas e doadas pelo artista Luciano Martins. “Podemos desacelerar a propagação”, diz uma das peças. Outros materiais fazem alusão à lavagem constante das mãos e do isolamento social.

FCDL Minas Gerais

A FCDL-MG disponibilizou para as CDLs as peças acima para que sejam compartilhadas nas redes sociais da sua entidade. A ideia é incentivar o consumo em no comércio local. “Estamos em um momento delicado, mas pedimos a você que continue garantindo os serviços, ajudando a manter empregos e assim continuar movimentando a economia do nosso município”, dizia a mensagem em redes sociais.

CDL Palmas (TO)

Em Tocantins, a CDL de Palmas lançou um pedido para as empresas de grande e médio porte para ajudar na arrecadação e doação de álcool para serem distribuídos para as pequenas empresas em dificuldade. A ideia era, além das questões de amparo aos empreendedores, mostrara a união do comércio local.

CDL Concórdia (SC)

Diante do momento desafiador para o setor da saúde e da economia, a CDL Concórdia ampliou seus produtos de comunicação trazendo lives com conteúdos relevantes aos associados, membros de equipes e consumidores. Na peça acima, o tema foi “Como inovar em venda e Marketing em meio ao caos”, palestra com o especialista em vendas e marketing, da A9 Performance de Concórdia, Alexandre Weimer.

Sinope (MT)

Fomentar o comércio local depois de muitos dias de queda vertiginosa no faturamento e na adimplência das empresas e mostrar para população que o comércio precisa de cada cidadão. Essa foi a intenção da campanha “Sinop precisa de você – Valorize o Comércio Local”, da CDL de Sinop. Os cartazes foram entregues gratuitamente para 1.400 filiados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *