24 de junho de 2019
A importância de ter voz
Hilaine por Hilaine

Um dos temas sobre os quais tenho desenvolvido estudos ao longo de cinco anos é o campo da influência no mundo digital. Tenho seguido alguns influencers, celebridades, marcas famosas e conceituais, alguns varejistas e hubs de varejo. Pude perceber que, ao longo desse tempo, muitos perfis (pessoas físicas e jurídicas) que não eram tão expressivos ganharam visibilidade e atingiram resultados bastante satisfatórios em termos de engajamento e relevância. Qual é o caminho do sucesso?  

Diferentemente do que tínhamos antigamente como modelo de marketing – celebridades que serviam de chamariz para vender produtos e serviços que sabíamos que não eram usados por elas (Xuxa e o hidratante Monange, por exemplo) –, hoje estamos na era da transparência, sendo preciso ter coerência para ter relevância.

Mais do que uma simples vitrine, as redes sociais proporcionaram que pessoas e marcas construíssem lugar de fala do que produzem, fazem, vendem, acreditam. Para ter um alcance concreto e sólido, é necessário ter conceito repleto de verdade, só assim há conexão com a audiência. 

O sucesso se dá pela intimidade que se oferece aos seguidores e pela qualidade de conteúdo. A tal rede social que funciona 24 horas por 7 dias da semana precisa ser encarada como uma revista eletrônica, lúdica, interessante, imagética, em que produtos e serviços também são vendidos.

Mesmo que você, varejista, não tenha um e-commerce, pode potencializar seu negócio por meio desse tipo de plataforma. Algumas dicas para potencializar seu canal digital:

  1. Rede social como showroom: apresente de maneira criativa seu negócio, por fotos, pequenos vídeos, demonstrações.
  2. Canal de atendimento: disponibilize WhatsApp para atendimento exclusivo, para tirar dúvidas e gerar proximidade.
  3. Direct: dentro do Instagram, por exemplo, há um canal de mensagens que pode ser utilizado para atendimento, por que não o usar?
  4. Curadoria de conteúdo: busque reportagens, dicas, informações que dialoguem com o seu ramo e crie conteúdo para além da vitrine de venda. A relevância está além do seu produto.
  5. Promoção: criar meios para aumentar a audiência dos seus canais pode ser um grande aliado para aumentar alcance.

Em tempos de tecnocentrismo, buscar todos os canais para aprimorar e aumentar nossa relevância e qualidade de contato com os clientes é uma questão de sobrevivência e garantia de sucesso. Devemos, sim, nos preparar sempre para o hoje, mas com a mente no futuro. Os clientes em potencial precisam ser considerados; foco neles!

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