28 de outubro de 2019
A história do comércio em Belo Horizonte
Varejo SA por Varejo SA

Ponto Cultural CDL reúne vídeos, documentos, músicas, fotografias e objetos que contam a trajetória do varejo na capital mineira

Contar a história de Belo Horizonte a partir do desenvolvimento do comércio, desde sua fundação até os dias atuais. Esse é o objetivo do Ponto Cultural CDL, um espaço criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) que leva o visitante a conhecer a evolução do varejo local do século XVIII aos dias atuais.

Quem visitar o espaço poderá ver itens que têm uma relação muito forte com a memória do comércio e da capital mineira, como xícaras originais do tradicional Café Nice dos anos 1950, além das fichas que até hoje são entregues aos clientes. Diversos documentos e fotografias ajudam a entender o contexto de cada década, desde 1890 até 2010. Ali está exposto, por exemplo, um convite de 1957 para um almoço realizado pela Sociedade dos Amigos de Belo Horizonte e as Classes Produtoras com o presidente da República da época, Juscelino Kubitschek.

A estrutura, inaugurada em junho, comporta, entre outros itens, vídeos, músicas, fotografias e objetos que contam a trajetória do varejo de Belo Horizonte e suas interações com a cidade. Instalado na sede da CDL-BH, o Ponto Cultural CDL trata da história do comércio e de sua relação com a cidade sob várias perspectivas. “A CDL sempre entendeu o comércio de forma ampla, inserido na cidade, articulado com sua dinâmica e sendo um dos primeiros a sentir as mudanças, sejam elas econômicas, sociais ou urbanas”, explica o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, visitou o Ponto Cultural CDL e ficou impressionado com o que viu: “Esse é um bom exemplo de como que as CDLs podem ir muito além da defesa dos interesses dos comerciantes”. “Aqui temos uma contribuição de nossa entidade para a cultura, a história e a memória da cidade. A CDL-BH está de parabéns! Espero que essa iniciativa inspire nossos líderes a continuar contribuindo para o enriquecimento de nossas comunidades”, disse.

Funcionamento

O Ponto Cultural CDL funciona das 10h às 18h, na sede da CL-BH: Avenida João Pinheiro, 496 – Bairro Boa Viagem – Belo Horizonte-MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *