1 de setembro de 2016
A cultura popular
Varejo SA por Varejo SA

[sc name=”legenda-foto-nome” nome=”Bráulio Bessa” texto=”Empreendedor Cultural”]
[sc name=”img-post-app” caminho=”http://revistavarejosa.com.br/wp-content/uploads/2016/11/1-coluna-braulio.jpg” ]

Olá, leitores. Tudo arretado? Sou o Bráulio Bessa, escritor, poeta, empreendedor social e consultor do Encontro com Fátima Bernardes.

Todo mês, teremos um encontro aqui com um dos maiores patrimônios de um povo: a sua cultura!

Falaremos das mais variadas manifestações culturais desse povo que deu identidade a um País que se tornou referência mundial quando o assunto é cultura popular: o Brasil.

Mas, afinal, o que é cultura popular? O nome por si só já deixa claro. Cultura popular é a cultura do povo. Uma soma de costumes, linguagem, artes, tradição e modo de vida de uma comunidade de determinada região ou localidade. Tudo isso faz com que pessoas sejam únicas, tenham sua própria maneira de dançar, vestir, cantar, falar, brincar e viver.

Toda cultura popular nasce local, porém, com potencial de se tornar global. O compartilhamento de culturas preserva manifestações que correm o risco de serem esquecidas e até extintas pela falta de informação.

Em uma de suas entrevistas, o mestre Ariano Suassuna, maior defensor da cultura popular brasileira, foi questionado sobre a cultura de massa estar muito mais forte entre o povo do que a essencialmente popular. Para responder, ele citou Capiba, um dos maiores compositores de Pernambuco:

“É mentira essa história de dizer que cachorro gosta de osso. Cachorro gosta é de comida boa, de filé. O problema é que as pessoas só jogam ossos para o cachorro. Faça um teste: coloque um osso e um pedaço de filé para ver qual dos dois o cachorro vai escolher”.

Pois bem. Meu papel neste pequeno espaço será apresentar o filé a cada um de vocês. Já que há quem diga – eu sou uma dessas pessoas – que cachorro é melhor que gente. Sejamos, então, cachorros apreciadores de filé. Um banquete mensal da mais saborosa cultura popular brasileira.

Bom apetite e até já.

One thought on “A cultura popular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *