18 de novembro de 2019
A comunicação virtual vai impactar todos os ramos de negócios
Varejo SA por Varejo SA

Estão cada vez menores as fronteiras entre o mundo real e o ambiente virtual. Os avanços tecnológicos da comunicação digital reproduzem, com impressionante similaridade, o mundo real. A palavra do momento é presença, a sensação de estar no mesmo lugar de outra pessoa. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou há poucos dias a chegada em breve da combinação de óculos de Realidade Virtual (RV) com óculos de Realidade Aumentada (RA).

“Queremos colocar as pessoas no centro da experiência”, adiantou ele, que também vai lançar a nova rede virtual Horizon, um novo ambiente social em RV. Nós já estamos acostumados com o fato de o Facebook e o Instagram serem uma espécie de praça pública digital; agora, a empresa quer criar o equivalente virtual de uma sala de estar.

Você pode anotar: logo também serão reduzidas as fronteiras entre o ambiente da loja física do varejo e a loja virtual. O Facebook quer oferecer esse ambiente de presença e de intimidade e promete que será algo diferente do que se conhece na computação.

É a disrupção chegando ao varejo, com enorme potencial para mudar hábitos de clientes e consumidores. Ainda há receios a ser vencidos e os aprendizados e oportunidades ficarão mais claros com o tempo. A tecnologia abre infinitas possibilidades para lojistas proporcionarem experiências virtuais que trazem a sensação de presença física.

Zuckerberg acredita que a tecnologia não irá substituir o mundo real, mas funcionará como complementar. Ele aposta que, mesmo no futuro, a forma de interação mais rica com pessoas ainda será ao vivo, mas que a tecnologia cumprirá um importante papel quando não houver a possibilidade de estar junto fisicamente. Nesse caso, as pessoas poderão estar na mesma sala presencialmente, na mesma loja física e ver seus hologramas interagindo com pessoas reais.

Como já abordado aqui neste espaço, em breve o mundo do varejo será omniever, com digitalização dos pontos de varejo e a consolidação do conceito omnichannel. No contexto de hiperconectividade atual e com a chegada do 5G, jornadas físicas de consumidores serão identificadas on-line, transformando o consumo em experiências reais, com a gestão de dados on/off.

Bem-vindo ao futuro!

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